Banca de QUALIFICAÇÃO: WLISSES FIGUEIREDO MATOS
2023-07-03 10:17:00.463
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WLISSES FIGUEIREDO MATOS
DATA: 07/07/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: TÍPICOS DIVERGENTES: entre a sala de aula, a sala de recursos multifuncional e o Movimento da Neurodiversidade
PALAVRAS-CHAVES: neurodiversidade; instituição de ensino; capacitismo; transtorno do espectro autista; atendimento educacional especializado.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo corresponde a uma pesquisa exploratória, descritiva com uma abordagem
qualitativa, sendo elaborado com intuito de analisar os discursos do movimento social
da neurodiversidade, que é um movimento protagonizado por pessoas
neurodivergentes ou neurodiversas, que se autodenominam com conexões
neurológicas atípicas e não uma doença, tratando-se pois de uma questão de
diferença humana, desta forma, dentro da multiplicidade das distinções que
caracterizam os humanos (sexuais, gênero, étnicas, raciais, entre outros).
Considerando que as práticas educacionais inclusivas são norteadas somente por um
diagnóstico clínico, por vezes capacitista, o Problema de Pesquisa, indaga: É viável a
aplicação do discurso do Movimento da Neurodiversidade nas experiências de
escolarização de crianças neuroatípicas/ com Transtorno do Espectro Autista (TEA)/
autistas? Diante dessa questão, o objetivo primário deste estudo visa analisar a
viabilidade de aplicação do discurso do Movimento da Neurodiversidade nas
experiências de escolarização de crianças neuroatípicas/ com TEA/ autistas em
Unidades Básicas de Ensino (UEBs) localizadas área Itaqui Bacanga, na periferia de
São Luís. Os objetivos secundários correspondem a: Investigar o padrão de discurso
do clínico e sua interferência na produção das metodologias de ensino utilizadas nas
salas regulares e nas Sala de Recurso Multifuncional (SRM); Identificar os princípios
que norteiam as formulações teóricas do Movimento da Neurodiversidade e
existência/não de influências nos processos elaborados e/ou praticados pelo
Atendimento Educacional Especializado na atualidade; Prototipar estratégias de
construção e implementação de metodologias inclusivas para educação de crianças
neuroatípicas no ensino público, pautadas na Neurodiversidade. A referida pesquisa
será desenvolvida em 4 ou mais Unidades Básicas de Ensino da área Itaqui Bacanga
que tenham salas de recurso multifuncional, ou seja, Atendimento Educacional
Especializado (AEE) em atividade. Os participantes da pesquisa serão docentes da
rede municipal de São Luís, atuantes no AEE/ Sala de Recurso Multifuncional. Os
dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Após a análise
destes discursos, pretende-se comparar com as práticas inclusivas adotadas nos
documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no que tange à
Educação Especial/Inclusiva, e as práticas adotadas pelos professores da sala de
AEE/ salas de recurso de algumas UEBs pesquisadas na área Itaqui Bacanga do
município de São Luís - MA, tendo como objetivo verificar a viabilidade da ocorrência
deste protagonismo dos alunos neurodivergentes (com TEA, Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia e outros) na execução das metodologias
de ensino voltadas para eles. A primazia desta pesquisa se dá tendo como ponto de
observação a relação desta análise com a redução da percepção capacitista no
ambiente escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCIDALMA SOARES SOUSA CARVALHO FILHA - UEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI