Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE LIMA COIMBRA
2023-07-03 16:45:32.988
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE LIMA COIMBRA
DATA: 18/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: UMA VIAGEM PELO PRESENTE, PASSADO E FUTURO: o estudo de literatura em
língua inglesa por meio de ferramentas digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de
Ensino Manoel Beckman em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: literatura em língua inglesa; ensino; tecnologia; ferramentas digitais.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa trata do estudo de literatura em língua inglesa por meio de ferramentas digitais
no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís MA, e o faz
por meio de um convite a uma viagem literária pelo presente, passado e futuro. Semelhante
pesquisa surgiu a partir da constatação da importância da leitura do texto literário, expressa no
texto da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2017, aliada à suspeita de que os alunos
de língua inglesa, em virtude do pouco tempo disponibilizado a esse componente curricular,
estavam tendo esse conteúdo suprimido ou diminuído da ementa da disciplina. Além disso,
verificou-se que os conteúdos trabalhados desconsideravam o conteúdo prévio dos alunos e sua
afinidade com as ferramentas digitais de ensino. Objetiva-se investigar a utilização de
ferramentas digitais como instrumentos de auxílio para o estudo de obras de literatura em língua
inglesa no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís-MA.
Trata-se de uma pesquisa aplicada, no que tange à natureza; qualitativa, em relação à
abordagem; exploratória no que se refere aos objetivos; e, no que concerne aos procedimentos
técnicos, bibliográfica e documental. O estudo se inicia com os conceitos de viagem e literatura,
além de discorrer sobre as características do texto literário. Apresenta-se, em seguida, as
funções do texto literário, ao mesmo tempo em que se diferencia os termos verdade e
verossimilhança. Depois, traça-se um histórico da literatura em língua inglesa, utilizando
fatos, autores e obras que marcaram cada época. Posteriormente, explicam-se os conceitos e as
utilidades das principais ferramentas digitais na educação. Por conseguinte, aplica-se e
demonstra-se os resultados da pesquisa. Por fim, conclui-se que os alunos se sentem mais
motivados a estudar literatura em língua inglesa com o uso de ferramentas digitais; que há um
ganho de tempo extra, para os professores, ao se utilizar tecnologia neste processo; que os
alunos se sentem mais protagonistas de seus próprios aprendizados; que, apesar de amarem
inovações, os discentes ainda preferem ler os livros na modalidade impressa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2350225 - KATIA CILENE FERREIRA FRANCA
Presidente - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES