Banca de DEFESA: VIVIANE LIMA COIMBRA
2024-01-22 11:30:25.312
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE LIMA COIMBRA
DATA: 23/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: UMA VIAGEM PELO PRESENTE, PASSADO E FUTURO: o estudo de literatura em
língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino
Manoel Beckman em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura em língua inglesa; ensino; tecnologia; recursos digitais.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa trata do estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o
ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís MA, e o faz por
meio de um convite a uma viagem literária pelo presente, passado e futuro. Semelhante pesquisa
surgiu a partir da constatação da importância da leitura do texto literário, expressa no texto da
Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2017, aliada à suspeita de que os alunos de língua
inglesa, em virtude do pouco tempo disponibilizado a esse componente curricular, estavam
tendo esse conteúdo suprimido ou diminuído da ementa da disciplina. Além disso, verificou-se
que os conteúdos trabalhados desconsideravam o conteúdo prévio dos alunos e sua afinidade
com os recursos digitais de ensino. Objetiva-se investigar a utilização de recursos digitais como
instrumentos de auxílio para o estudo de obras de literatura em língua inglesa no 2o ano do
ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís- MA. Trata-se de uma
pesquisa aplicada, no que tange à natureza; qualitativa, em relação à abordagem; exploratória
no que se refere aos objetivos; e, no que concerne aos procedimentos técnicos, bibliográfica e
documental. O estudo se inicia com uma visão geral sobre literatura, trazendo importantes
teóricos, como Salvatore DOnofrio (1995), Mikhail Bakhtin (2006) e Ítalo Calvino (2007), e
apresenta, em seguida, um panorama histórico da literatura em língua inglesa, segundo autores
conceituados, como Jorge Luís Borges (2016), e outros mais contemporâneos como Alexander
Meireles da Silva (2006). Posteriormente, trata de tecnologia à luz do Manifesto Ciborgue de
Donna Haraway (Tadeu, 2009). Por conseguinte, aplicam-se e demonstram-se os resultados da
pesquisa. Por fim, conclui-se que os alunos se sentem mais motivados a estudar literatura em
língua inglesa com o uso de recursos digitais; que há um ganho de tempo extra, para os
professores, ao utilizarem tecnologia nesse processo; que os alunos se sentem mais
protagonistas de seus próprios aprendizados; que, apesar de amarem inovações, os discentes
ainda preferem ler os livros na modalidade impressa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA
Externo à Instituição - NATANIEL MENDES DA SILVA - IFMA
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES