Banca de DEFESA: JOSIANE COELHO DA COSTA
2024-01-30 14:37:54.13
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE COELHO DA COSTA
DATA: 31/01/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INCLUSÃO LABORAL DA PESSOA SURDA: a relação educação/trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Inclusão Laboral. Surdos.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Muitas discussões têm trazido à baila a questão da Educação Especial como um
fator essencial às pessoas com deficiência. Todavia, após esse período de suas
vidas o que estes atores sociais farão? Viverão da caridade alheia ou Estatal?
Pensa-se que a inserção no mercado de trabalho é também determinante para que
possam ter autonomia e mais independência. Sendo assim, a educação e o
mercado de trabalho se entrelaçam e podem ser influenciadores na capacitação e
desempenho da pessoa com deficiência no exercício de suas funções sociais.
Nesse sentido, esta pesquisa apresenta o cenário da inclusão laboral de pessoas
surdas, buscando entender a relação educação/trabalho. Como pergunta norteadora
desta pesquisa buscou-se responder: em que medida o processo de educação é um
aspecto influenciador na inclusão da pessoa surda no mercado de trabalho formal
em São Luís do Maranhão? A fim de responder tal questionamento delineou-se
como objetivo principal neste trabalho analisar a proporção de influência do
processo educacional sobre a inclusão do surdo no mercado de trabalho formal em
São Luís/MA. Como objetivos específicos buscou-se conhecer os diversos campos
de atuação profissional dos surdos e os seus níveis de escolaridade em São
Luís/MA; enumerar os requisitos exigidos pela empresas durante o processo de
admissão de surdos no mercado de trabalho formal em São Luís/MA; relacionar o
nível de escolarida/formação profissional destes atores sociais ao fator inserção no
mercado de trabalho; e, por fim, descrever as percepções dos participantes da
pesquisa no tocante à relevância do nível de escolaridade e a inclusão da pessoa
surda no mercado de trabalho formal. A metodologia utilizada foi, numa primeira
etapa a bibliográfica, elecando os principais teóricos que versam sobre inclusão
educacional, a saber: Chahini (2005, 2016, 2023), Mantoan (2013), Mazzotta (2017),
Sassaki (2009), entre outros; e no tocante à inclusão laboral desses atores usou-se
os pressupostos teóricos de Aroucha (2012), Falcão (2015), Chahini e Resende
(2019), Lancillotti (2003), entre outros. Na segunda etapa da pesquisa foi realizado
um procedimento de campo com estrevistas semiestruturadas na cidade de São
Luís/MA, com participantes surdos, vinculados formalmente em esferas federais e
empresas privadas, sendo a Instituição Pública Federal a Universidade Federal do
Maranhão (UFMA) e duas empresas privadas do ramo de comércio varejista; e os
respectivos gestores e chefias que atuam diretamente com os funcionários surdos.
Os resultados mostraram que a educação influencia fortemente na inclusão do surdo
no mercado de trabalho. Logo, o acesso ao ensino superior é um grande passo para
pleitear vagas em cargos públicos, com melhores salários, enquanto um processo
interrompido no ensino médio poderá permitir empregos mais exaustivos em
empresas privadas que contratam as pessoas surdas apenas para cumprir o que
preconiza a lei de cotas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA - UEMASUL
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI