???iracessibilidade???

DISCENTE: LISSIA MARIA COSTA GOMES PROTAZIO
DATA: 19/07/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CHATGPT 3.5 E A TUTORIA DIGITAL FACE À REDAÇÃO DO ENEM: uma análise da Inteligência Artificial na competência escrita dos alunos do 3o ano da Forma Integrada do IFMA Campus São José de Ribamar
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência Artificial Generativa (IAG); ChatGPT 3.5; Gênero dissertativo-argumentativo; ENEM; Interdisciplinaridade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: Este estudo trata do uso do ChatGPT 3.5 no desenvolvimento das habilidades de escrita de alunos do IFMA Campus São José de Ribamar, explorando lacunas significativas na integração de inteligência artificial na educação, especificamente no contexto da redação do ENEM. O objetivo principal é avaliar como essa ferramenta pode influenciar a qualidade textual dos alunos, comparando-a com métodos convencionais de ensino de redação. Fundamentada nas teorias da aprendizagem mediada por tecnologia e na intersecção entre a Linha de Pesquisa 2 do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade – PGCult, Cultura, Educação e Tecnologia explorando novos caminhos para aprimorar a prática educacional através da inovação tecnológica. A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista. Utiliza métodos quantitativos para analisar dados de desempenho textual e métodos qualitativos para explorar percepções e experiências dos alunos com a ferramenta. A interdisciplinaridade emerge na análise crítica das implicações éticas, pedagógicas e tecnológicas do uso do ChatGPT, enfatizando uma abordagem integrada que considera não apenas os aspectos técnicos da IA, mas também suas repercussões culturais e educacionais.
Externo à Instituição - ADRIANA ROCHA BRUNO - UFJF
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR