???iracessibilidade???

DISCENTE: AURINETE FERREIRA BARBOSA
DATA: 19/07/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: abordagens acerca do patrimônio cultural ludovicense com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública de São Luís, MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial, Ensino de história, Aprendizagem histórica, História local.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: O trabalho pretende tratar sobre o ensino de história e a educação patrimonial, para conscientizar os alunos sobre a importância de se preservar a história local, identidade e memória alinhados a elementos teóricos. Descrevendo de que forma o professor pode trabalhar o tem em sala de aula, visto que não tem matéria didático para a educação patrimonial. O objetivo geral é analisar a possibilidade da educação patrimonial como metodologia para o professor de história e como meio para que se crie um sentimento de pertença e uma identidade local. O ensino de história tem o intuito de permitir ao aluno compreender o que é memória e identidade local, fazendo ele se reconhecer enquanto ser social no local em que vive. A metodologia de aprendizagem é pensado na perspectiva de uma educação crítica e reflexiva para que o aluno possa reconhecer e preservar o patrimônio local em que ele está inserido. O patrimônio é indispensável na para o reconhecimento e valorização das identidades. Será verificado a nova BNCC sobre o ensino de história e os temas transversais que estão relacionados a disciplina e ao tema patrimônio a partir das habilidades especificadas no documento. Será abordado sobre a aprendizagem histórica e a importância da responsabilidade social na sociedade contemporânea. As dificuldades do professor em sala de aula para se trabalhar o tema, levando em consideração a interdisciplinaridade e propondo elementos para uma metodologia de trabalho em sala de aula com o Patrimônio Imaterial, na perspectiva da Educação Histórica.
Interno - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Externo à Instituição - HERMENEILCE WASTI AIRES PEREIRA - UEMA