???iracessibilidade???

DISCENTE: JESSICA PATRICIA CARVALHO GARCIA
DATA: 09/07/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE SABERES: estudo das práticas pedagógicas interdisciplinares e interculturais dos professores de uma escola pública de São Luís (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cultura. Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Práticas pedagógicas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente pesquisa busca compreender as práticas pedagógicas interdisciplinares e interculturais adotadas por professores em uma escola pública de São Luís (MA), a partir do questionamento de como consideram a diversidade presente no espaço escolar, como raça, etnia, gênero, sexualidade e manifestações culturais. Em face da necessidade de revisão das concepções tradicionais na sociedade contemporânea e destacando a importância da diversidade de saberes e da fluidez das identidades, baseando-se em autores como Hilton Japiassu, Ivani Fazenda e Vera Candau, ressalta-se a relevância da interculturalidade e da interdisciplinaridade na educação como formas de enfrentar os desafios ao conhecimento hegemônico estabelecido, especialmente no contexto maranhense, marcado pela diversidade cultural e desigualdades sociais. A relevância da pesquisa reside na necessidade de promover uma educação mais equitativa e inclusiva, enfrentando desigualdades sociais e educacionais e combatendo o racismo e a discriminação. Além disso, busca-se contribuir para a reflexão na construção de práticas pedagógicas adequadas às necessidades da comunidade escolar, valorizando a diversidade cultural e promovendo uma educação verdadeiramente democrática e plural. Para tanto, a estudo utilizou-se da pesquisa etnográfica, buscando descrever essas práticas, detectar abordagens, identificar desafios e potencialidades e compreender as concepções dos professores sobre o tema da interdisciplinaridade e interculturalidade. Para a coleta de dados, foram utilizados observação participante, diário de campo, grupo focal e questionário semiestruturado, envolvendo professores dos componentes curriculares de história, artes, geografia, matemática e língua espanhola. A análise dos dados, em andamento, está sendo realizada por meio da triangulação de dados, em diálogo com os autores base e autores da perspectiva decolonial, sob à luz da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin. Espera-se, como resultado desta pesquisa, trazer considerações pertinentes sobre práticas pedagógicas complexas, diversas, democráticas e inclusivas para todos os estudantes, além de contribuir para elaboração de projetos pedagógicos, práticas docentes, currículo escolar e políticas públicas.
Interno - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Presidente - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA