Banca de DEFESA: LUISA MORAIS AZEVEDO

DISCENTE: LUISA MORAIS AZEVEDO
DATA: 23/05/2024
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE ENERGIA ELÉTRICA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS NA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente, Qualidade, Energia, Distribuição
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação
ESPECIALIDADE: Medidas Elétricas
RESUMO: As mudanças climáticas têm sido cada vez mais perceptíveis através dos eventos climáticos extremos experimentados nos últimos anos em todo o mundo. No Brasil, esse cenário não é diferente, tendo registrado um incremento da temperatura média no período de 1850 a 2019 a média de 1,52 ºC. Como consequência dessas alterações se registram eventos climáticos cada vez mais relevantes e mais frequentes, a exemplo dos ocorridos no segundo semestre de 2023 em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Isso posto, busca-se avaliar os impactos desses eventos nos setores de infraestrutura críticos, em particular, na distribuição de energia elétrica. Para tanto, optou-se por calcular e avaliar os coeficientes de correlação entre variáveis climáticas relacionadas a temperatura, precipitação pluviométrica e velocidade de rajadas de ventos com os indicadores operacionais de qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica, considerando o total e os valores após expurgos previstos na regulamentação. O período avaliado compreendeu os anos de 2013, 2018 e 2023, considerando cerca de 3 mil conjuntos elétricos conforme configuraçõesgeoespaciais de 31 de dezembro de 2020. Para tratamento dos dados foram utilizados métodos de interpolação, análise exploratória e retirada de outliers. Por último, foi realizada a etapa de análise estatística inferencial, na qual foram obtidos os coeficientes amostrais de correlação de Pearson e de Spearman, além da avaliação do teste de significância. Com os resultados obtidos observou-se a partir do teste de significância que é possível inferir os coeficientes populacionais a partir da amostra observada. Da análise qualitativa dos coeficientes de correlação obtidos, conclui-se que o indicador DEC total é o mais afetado pelas condições climáticas, principalmente relativas a precipitação, temperatura média e rajada de vento máxima, tendo apresentado correlação moderada. Outra conclusão é de que, dados os coeficientes de correlação para variáveis totais e coletivas, sendo menores para as últimas, os expurgos previstos na regulamentação vigente estão razoavelmente aderentes ao seu propósito. Por fim, com os resultados alcançados, espera-se embasar as distribuidoras de energia em busca de patamares para melhor alocação e despacho de equipes, com vistas a redução da duração das interrupções diante de situações climáticas adversas.
Externo à Instituição - MAURO SERGIO SILVA PINTO - UEMA
Interno - 1766853 - SERGIO SAMPAIO CUTRIM