???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS FERREIRA SILVA

2024-07-11 08:07:47.69

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS FERREIRA SILVA
DATA: 05/08/2024
LOCAL: Videoconferência Link: https://meet.google.com/hho-pozq-mxn
TÍTULO: Legislação e política indigenista imperial no Maranhão oitocentista: colônias e diretorias indígenas no Alto Mearim, Grajaú e Pindaré (1839-1889).
PALAVRAS-CHAVES: Nova história indígena; Colônias; Diretorias; Império; política indigenista.
ÁREA: História
RESUMO: As pesquisas e os estudos referentes à historiografia indígena e ao lugar dos indígenas na história apresentam uma relevância no que tange à consciência acerca do protagonismo destes na história, como sujeitos dotados de práticas, saberes e histórias. Olhando e repensando tal história indígena como tema profícuo do fazer historiográfico, fui sendo compelido por algumas inquietações. Desse modo, o presente trabalho intenciona abordar teórica e historiograficamente a experiência das populações indígenas, além de outros sujeitos envolvidos na vivência temporal e cotidiana das Diretorias parciais e Colônias indígenas controladas pelas Governo Imperial e provincial do Maranhão de (1840-1889), além de sociabilidades e o modo pelo qual se desenvolveu e se configurou as táticas e astúcias anônimas dessas agências indígenas em confronto com as estratégias políticas e discursivas imperiais, embasado em uma rica documentação e em uma interlocução com questões extremamente significativas da Nova História indígena e da historiografia contemporânea, as quais foram lançando luz e fazendo emergir novas questões norteadoras, vinculadas ao objeto proposto para a análise, tais como, onde e como estão assentadas territorialmente as populações indígenas na segunda metade do século XIX na província do MA? Houveram quantas Diretorias? Quantos e quem são os Diretores Gerais de índios na Província do MA? A quais famílias pertencem? São pessoas de trânsito? Quantos aldeamentos? Existiram quantas colônias indígenas? Quem foram os diretores parciais dessas colônias? Quais prosperaram e quais fracassaram? E quais os aspectos motivadores? Como se estabelecia as relações econômicas e comerciais, nas Colônias, aldeias e Diretorias indígenas na Província do MA na segunda metade do século XIX? Qual o papel desempenhado pelos indígenas nessas relações? É possível se identificar relações comerciais ou de trocas dos indígenas com sujeitos externos as colônias, aldeias e Diretorias parciais de índios? Como se deu o trabalho missionário nesses espaços indígenas? Quais ordens religiosas se destacavam? A pesquisa partiu do contato com um vasto acervo documental do século XIX, relacionado à política indigenista no Maranhão imperial, ofícios trocados entre os Diretores gerais dos índios, Diretores parciais das Colônias indígenas e os Presidentes da província. Em suma, tenho buscado destacar a relevância histórica das Diretorias e Colônias indígenas para a historiografia maranhense, visto que a necessidade de se inserir as histórias das populações indígenas no contexto da formação do Estado Nacional Brasileiro durante o século XIX e a centralidade das agências indígenas no processo de construção histórica ainda tem uma importância significativa no cenário historiográfico atual.
Externo à Instituição - Matthias Wolfram Orhan Röhrig Assunção - NENHUMA
Externo à Instituição - MÁRCIO COUTO HENRIQUE - UFPA