???iracessibilidade???

DISCENTE: ELISANDRA CANTANHEDE RIBEIRO
DATA: 23/07/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: (RE)PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: Valorizando a Identidade Negra na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, no Quilombo Liberdade em São Luís-MA.
PALAVRAS-CHAVES: identidade; escola; educação, ensino de história.
ÁREA: História
RESUMO: Esta pesquisa tem como tema central a Identidade Negra a partir do Ensino de História na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, em São Luís do Maranhão. O objetivo geral desta pesquisa é investigar em que medida o ensino de História tem contribuído para a valorização da identidade negra dos alunos do 3º ano do Ensino Médio na referida escola, reconhecendo o papel crucial que o ensino de história desempenha na formação dos indivíduos. Os objetivos específicos incluem a realização de uma pesquisa com observação participante, incorporando momentos de intervenções e atividades durante o processo. O procedimento metodológico consiste em entrevistas e questionários estruturados aplicados a alunos do terceiro ano do ensino médio, professores da disciplina de História, supervisão pedagógica e gestores da escola. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: "Em que medida o ensino de História tem contribuído para a construção e valorização da identidade negra dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Luiz Alves Ferreira em São Luís - MA?". As categorias teóricas exploradas na pesquisa incluem conceitos de raça e racismo, cultura, quilombo urbano e identidade negra, fundamentadas nas contribuições de diversos autores que abordam esses conceitos. Parte-se da premissa de que a escola tem como objetivo incorporar temas que promovam a diversidade em suas práticas pedagógicas. Diante disso é importante utilizar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais como base. É necessário adotar estratégias que possibilitem a incorporação dessas diretrizes curriculares de forma mais efetiva. Isso envolve investir na formação dos professores, disponibilizar recursos adequados e promover debates e reflexões com os alunos, visando criar um ambiente escolar que valorize e promova a diversidade em todas as suas dimensões, conectados com a disciplina de história e todas as suas diretrizes.
Co-orientador - 1796974 - KATIA EVANGELISTA REGIS
Presidente - 1818212 - POLLYANNA GOUVEIA MENDONCA MUNIZ