Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: JARDEL RUFINO FERREIRA DATA: 14/10/2024 HORA: 09:00 LOCAL: null TÍTULO: Histórias conectadas: Cooperação Brasil/África e a produção acadêmica de Africanos no Brasil contemporâneo PALAVRAS-CHAVES: Docentes palopianos; Brasil, PEC-G; PEC-PG; UNILAB; Cooperação Sul-Sul. PÁGINAS: 80 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: História RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo investigar de que forma as redes de Cooperação Educacional Brasil/África têm influenciado as discussões e produções acadêmicas dentro da perspectiva pós-colonial. Para isso, será analisada a trajetória profissional e epistemológica de sete docentes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
(UNILAB), com ênfase em suas produções acadêmicas sobre o continente africano e na resistência às narrativas eurocêntricas. Esses professores, oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), foram integrados por meio de mecanismos institucionais que possibilitaram sua vinda ao Brasil, como o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o
Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e a própria UNILAB. Nesse contexto, também se discute o processo de desvalorização
histórica das contribuições intelectuais africanas e os esforços para a criação de
redes acadêmicas que combatem essa marginalização. Entre esses esforços,
serão analisadas as diretrizes e impactos dos programas PEC-G, PEC-PG e da
UNILAB, no contexto de fortalecimento das cooperações Sul-Sul. MEMBROS DA BANCA: Externo ao Programa - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS Presidente - 271716 - JOSENILDO DE JESUS PEREIRA Externo à Instituição - OSMILDE AUGUSTO MIRANDA - UMA