Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILKA BORGES DA SILVA

2024-07-17 15:47:04.791

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILKA BORGES DA SILVA
DATA: 30/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA O AUTOCUIDADO DE ADOLESCENTES NO PUERPÉRIO
PALAVRAS-CHAVES: Período Pós-Parto; Cuidados de Enfermagem; Autocuidado; Tecnologia Educacional.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: O autocuidado refere-se às atividades realizadas pela pessoa com intuito de manutenção dos hábitos de vida e da rotina com a finalidade de manter uma boa saúde. Para a enfermagem, o autocuidado foi apresentado pela primeira vez como uma teoria, escrita por Dorothea Elizabeth Orem. Diante das transformações inerentes ao puerpério na adolescência e possíveis dificuldades para manutenção do autocuidado, é crucial apoiar adolescentes puérperas nesse processo. Assim, o uso de tecnologias cuidativo-educacionais é fundamental para promover o autocuidado em puérperas. Objetivo: Desenvolver mensagens sobre o autocuidado de puérperas adolescentes para uso em grupo de WhatsApp®, como tecnologia cuidativo-educacional. Métodos: Trata-se de estudo metodológico, conduzido em três etapas: Seleção do conteúdo através de uma revisão de literatura; Elaboração das mensagens sobre autocuidado de puérperas adolescentes para uso em grupo de WhatsApp® e etapa de validação em conteúdo e aparência, realizada em duas rodadas, com juízes especialistas em conteúdo e juízes especialistas em comunicação e mídia. Ressalta-se que ajustes foram incluídos nas mensagens após avaliação dos comentários e sugestões dos juízes especialistas. Foi aplicado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e realizado ainda teste piloto para avaliação semântica e de aparência pelo público-alvo. Resultados: Na revisão de literatura foram identificou-se que as orientações sobre autocuidado para puérperas estão relacionadas à higiene no pós-parto, uso de receitas caseiras, alimentação adequada, vitaminas recomendadas, cuidados com as mamas, aleitamento materno, relação sexual após o parto, planejamento reprodutivo, atividade física, perda de peso no pós-parto, repouso, rede de apoio e saúde mental da puérpera. Em seguida, foram elaboradas as mensagens fundamentadas da Teoria do Autocuidado para uso em grupo do WhatsApp®, totalizando 25 mensagens a serem enviadas no grupo de WhatsApp® para o autocuidado de puérperas adolescentes. Na fase de validação, encaminhou-se aos juízes especialistas em conteúdo e aparência a primeira versão das mensagens. Na primeira rodada de validação do conteúdo 13 juízes avaliaram e obteve-se Índice de Validade de Conteúdo (IVC) 1,00. Apesar do IVC ter sido satisfatório, os juízes especialistas em conteúdo fizeram comentários e sugestões pertinentes, o que levou à revisão das mensagens e elaboração de uma 2ª versão, seguida da segunda rodada de validação. Na segunda rodada 12 juízes participaram, obtendo-se IVC global igual a 1,00. Para a validação de aparência, sete juízes participaram da primeira rodada, apresentando IVC global de 0,80 e na segunda rodada obteve-se IVC global de 1,00. A primeira fase de validação ocorreu entre fevereiro a março de 2024 e a segunda fase entre os meses de abril a junho de 2024. Conclusão: O estudo permitiu a elaboração de mensagens para uso de grupo de WhatsApp® do tipo tecnologia cuidativo-educacional que se mostraram válidas quanto ao conteúdo e aparência. Este material educativo poderá auxiliar na promoção e manutenção do autocuidado com base na Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1985061 - ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA
Interno - 1655316 - POLIANA PEREIRA COSTA RABELO
Externo ao Programa - 485.243.443-34 - PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO

fim do conteúdo