???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA DONATO FOOK

2024-07-26 10:26:27.659

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA DONATO FOOK
DATA: 31/07/2024
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM BIOSSENSOR ÓPTICO PARA IDENTIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE ESPÉCIES PATOGÊNICAS DE Candida spp
PALAVRAS-CHAVES: infecções fúngicas, fungo, maldi-tof, biossensor, candida.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Biotecnologia
RESUMO: A Organização Mundial de Saúde considera a resistência antimicrobiana uma das 10 principais ameaças à saúde pública. Sabe-se que diferentes tipos de microrganismos podem provocar essas infecções, inclusive fungos. A maioria dos fungos está presente no ambiente e se encontram também na flora normal em humanos e animais. Grande parte das infecções fúngicas contribui para a elevação da morbidade e mortalidade em pacientes saudáveis e imunocomprometidos, respectivamente. E ainda há uma prevalência crescente de pacientes acometidos por fungos em ambiente hospitalar, em especial em Unidades de Terapias Intensivas. A identificação biológica e bioquímica específicas são os parâmetros usados nas metodologias convencionais para detectar microrganismo, porém os resultados são demorados, atrasando o diagnóstico e tomadas de decisões. Já existe a detecção por técnicas moleculares, que utilizam a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), reduz significativamente o tempo necessário para identificação; no entanto, possuem um custo tecnológico elevado. Objetiva-se desenvolver um biossensor óptico para detecção e diferenciação de Candida albicans, Candida tropicalis e Candida parapsilosis, com rápida resposta, baixo custo e com aplicabilidade na indústria de alimentos, na agricultura e na área da saúde. A validação do Biossensor será realizada com amostras de pacientes com candidose confirmada por cultura, Maldi-Tof e PCR, atendidos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, Maranhão. Assim, obter a patente deste Biossensor aplicabilidade prática nos segmentos já citados. Trata-se de um estudo de bioprocessão para o desenvolvimento de protótipo para detecção e diferenciação das Candidas aqui estudadas. Devido à semelhança molecular das espécies de Candida spp, o marcador biológico será o Ácido Desoxirribonucleico (DNA). Conforme sua aplicação é produzida por diversas metodologias; onde se constitui por um elemento sensor de origem biológica, um semi-condutor inorgânico, que é utilizado como transdutor e um dispositivo de processamento de sinal. Esse estudo tem relevância para a melhoria do tratamento e manejo do paciente com infecção fúngica, para minimizar contaminação em lavouras e na indústria alimentícia. Portanto, é imprescindível desenvolver dispositivos diagnósticos de detecção, diferenciação e quantificação que sejam eficientes e específicos como a PCR, mas com maior rapidez de resultado e menor custo dos processos envolvidos.
Externo à Instituição - AMANDA MARA TELES - UEMA
Interno - 238.478.163-49 - ANA LÚCIA ABREU SILVA