Go to accessibility
Beginning of content

PPGDIR-UFMA publica artigo sobre o sistema de justiça francês na prestigiada Revista dos Tribunais

2024-09-24 15:19:15.736

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA tem a satisfação de anunciar a publicação do artigo “As instituições do sistema de justiça da França: o dualismo jurisdicional francês e a modernização com as recentes reformas”, de autoria dos pesquisadores e professores Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos e Me. Wanderson Carlos Medeiros Abreu. O estudo foi publicado na prestigiada Revista dos Tribunais, reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes publicações científicas no campo do Direito.

O artigo oferece uma análise detalhada do sistema de justiça francês, abordando o dualismo jurisdicional e as reformas recentes que visam modernizar suas instituições. A obra é de extrema relevância para estudiosos do direito comparado e para aqueles interessados em compreender as mudanças estruturais do sistema jurídico francês.

A Revista dos Tribunais, que faz parte da Thomson Reuters, é uma referência no cenário jurídico brasileiro, com mais de 110 anos de história. É classificada com excelência pelo sistema Qualis-CAPES, o que a torna uma das principais plataformas de divulgação de pesquisas jurídicas de alta qualidade no Brasil. Seu papel na disseminação de conhecimento jurídico a profissionais, acadêmicos e juristas é inquestionável, sendo uma fonte confiável e respeitada para o avanço da ciência jurídica no país.

Paulo Roberto Barbosa Ramos é promotor de Justiça e professor titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde também coordena o Núcleo de Estudos de Direito Constitucional no Programa de Pós-Graduação em Direito. Ele possui doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e jurídico em temas como direito constitucional e a modernização das instituições do sistema de justiça.

Wanderson Carlos Medeiros Abreu é advogado, professor de Direito e mestre em Direito Público e Instituições do sistema de justiça, com atuação tanto no ensino quanto na prática jurídica. Tem experiência em várias áreas do direito, especialmente no que tange a estudos comparados e institucionais, além de integrar o Núcleo em Direito Constitucional do PPGDIR-UFMA.

A pesquisa realizada pelos autores também fortalece o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA (PPGDIR), posicionando-o como um centro de excelência na produção de conhecimento jurídico. O artigo contribui não só para a difusão de temas de relevância internacional, mas também eleva o nome do programa ao promover debates sobre a modernização das instituições de justiça, consolidando o papel do PPGDIR como uma referência na área de estudos comparados e institucionais no Brasil.

End of content