???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Participação do PPGDIR/UFMA no Programa "Conheça o Seu Exército"

2024-08-10 16:31:49.101

No início de agosto de 2024 (entre os dias 5 à 8), uma comitiva composta por professores, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participou do Programa "Conheça o Seu Exército", promovido pela 22ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá-AP. A iniciativa teve como objetivo estreitar os laços entre a academia e as Forças Armadas, proporcionando uma imersão nas atividades operacionais e logísticas do Exército Brasileiro.

A comitiva foi liderada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos, Coordenador e Professor do PPGDIR/UFMA, Coordenador e Pesquisador do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional (NEDC) e Promotor de Justiça Militar do Ministério Público Militar do Maranhão. Ele foi acompanhado pelo Prof. Dr. Eudes Vitor Bezerra, Professor do PPGDIR/UFMA, Pesquisador do NEDC, Advogado e Diretor Acadêmico do IDEA; por Ronald Luiz Neves Ribeiro Junior, Mestre do PPGDIR/UFMA, Pesquisador do NEDC e Policial Civil do Estado do Maranhão, por Alexsandro José Rabelo França, Mestrando do PPGDIR/UFMA, Pesquisador do NEDC e Residente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), e por Bruno Silva Ferreira, Mestrando do PPGDIR/UFMA, Pesquisador do NEDC e Major da Polícia Militar do Estado do Maranhão. A comitiva contou ainda com a presença do Dr. Alexandre Reis de Carvalho, Procurador Chefe do Ministério Público Militar da União no Maranhão, acompanhado de sua esposa e filho.

Durante a visita, a comitiva participou de uma série de atividades, que incluíram visitas à Fortaleza de São José de Macapá, ao Marco Zero do Equador e ao Complexo Turístico do Meio do Mundo. Os membros da comitiva também tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre os aspectos econômicos, políticos e militares do estado do Amapá, e participar de apresentações técnicas sobre técnicas de sobrevivência na selva e patrulhamento da fronteira do Brasil.

Além das atividades em Macapá, a comitiva viajou ao Oiapoque, onde participou de uma agenda intensa, incluindo uma visita à Ponte Binacional e à cidade de Saint George, na Guiana Francesa. A experiência proporcionou um valioso aprendizado sobre a importância da presença das Forças Armadas na proteção das fronteiras e na integração com as comunidades locais.

O Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos destacou a relevância da experiência: "A imersão proporcionada pelo Programa 'Conheça o Seu Exército' nos permitiu uma compreensão mais profunda das operações militares na região amazônica, e dos desafios logísticos e estratégicos enfrentados pelo Exército Brasileiro. Esses conhecimentos serão fundamentais para futuras publicações científicas e para a formação de nossos alunos."

Os demais membros da comitiva também compartilharam suas impressões sobre a visita. O Prof. Dr. Eudes Vitor Bezerra ressaltou a importância do intercâmbio entre academia e as Forças Armadas: "Essa interação nos permite não apenas compreender as complexidades das operações militares, mas também contribuir com uma visão acadêmica que pode enriquecer o debate sobre segurança e defesa no Brasil."

Ronald Ribeiro Junior expressou seu agradecimento pela experiência: "Agradecemos a acolhida da 22ª Brigada de Infantaria de Selva à comitiva do NEDC/UFMA na visita aos trabalhos do Exército Brasileiro no estado do Amapá. Foi uma experiência enriquecedora, com potencial para incentivar eventos acadêmicos no estado do Maranhão com temas atinentes às atividades das Forças Armadas. Estamos muito felizes com a viagem. As atividades desenvolvidas foram extremamente pertinentes, a organização dos roteiros se deu em altíssimo nível e com uma execução impecável. Voltamos ao Maranhão com o sentimento de gratidão a cada um dos envolvidos na realização do programa 'Conheça Seu Exército' no estado do Amapá, nos dias 05 a 08 de agosto de 2024."

Alexsandro França se manifestou positivamente: "A semana foi excepcional! A receptividade do Exército Brasileiro, representado pelo General Furtado, superou todas as expectativas. A dinâmica do Programa foi crucial para compreender e admirar ainda mais a presença, a importância e as ações das Forças Armadas no Brasil, especialmente em regiões amazônicas e fronteiriças. Conhecer de perto as atividades dos militares, suas dificuldades e o papel vital na defesa das fronteiras do país foi uma experiência edificante e inesquecível."

Bruno Ferreira também comentou sobre sua participação: "A oportunidade surgiu após o sucesso do 1º Congresso O Maranhão e a Amazônia, realizado pela UFMA. Em Macapá-AP, conhecemos a Fortaleza de São José, a Praça do Meio do Mundo, e exploramos a moderna cidade, marcada por sua hospitalidade. Tivemos também a chance de visitar a 34ª Companhia Especial de Fronteira em Clevelândia do Norte, que guarda a fronteira com a Guiana Francesa. A experiência revelou a importância da Amazônia para o Brasil e o esforço do Exército em defender a soberania nacional em locais remotos. A acolhida foi fraterna e merecedora de reconhecimento."

O Prof. Dr. Paulo Ramos, em nome PPGDIR/UFMA, agradece a o Exército Brasileiro na pessoa do Comandante da "Brigada Foz do Amazonas" General de Brigada Roberto FURTADO Batista, agradece, também, a Força Aérea Brasileira, na pessoa do Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, Diretor Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) por ter viabilizado aeronave para o deslocamento da comitiva de São Luís até Macapá, bem como o retorno. O Prof. Dr. Paulo Ramos reafirma compromisso do PPGDIR/UFMA em promover experiências de aprendizagem que transcendam os limites da sala de aula, integrando conhecimentos teóricos e práticos, e contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e científico de seus membros.

???fimConteudo???