???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

PPGDIR/UFMA e Escola Superior de Guerra firmam Carta de Intenções para cooperação técnica

2024-08-26 11:30:16.435

No dia 23 de agosto de 2024, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR), e a Escola Superior de Guerra (ESG) formalizaram uma Carta de Intenções com o objetivo de promover uma cooperação técnica entre as instituições. O documento, assinado pelo Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Comandante da ESG, e pelo Coordenador do PPGDIR/UFMA, Prof. Paulo Roberto Ramos Barbosa, visa estabelecer um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que fortalecerá as relações acadêmicas e científicas entre as duas entidades.

O acordo contempla uma série de atividades voltadas ao intercâmbio acadêmico, incluindo a realização de simpósios, painéis, conferências, palestras, projetos de pesquisa, publicações conjuntas, e o acesso remoto ou presencial ao acervo bibliográfico e às instalações físicas das instituições. Além disso, o plano de trabalho previsto no ACT incluirá o uso de laboratórios e observatórios de pesquisa, bem como a oferta de ensino à distância, entre outras atividades complementares de interesse comum.

A parceria entre a UFMA e a ESG representa um passo importante na ampliação da rede de cooperação acadêmica no Brasil, proporcionando novas oportunidades para estudantes e pesquisadores de ambas as instituições. Essa colaboração busca potencializar a interlocução já existente entre as partes, promovendo o desenvolvimento de projetos de relevância nacional e internacional.

Importa registrar ainda que a carta de intenções só produzirá os efeitos esperados com a assinatura do acordo pelo reitor da UFMA. De toda forma, fica claro o compromisso das instituições envolvidas em promover o avanço do conhecimento por meio da colaboração e do intercâmbio de saberes, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa e da educação no país.

Matéria escrita por:José Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa

???fimConteudo???