Go to accessibility

DISCENTE: HUGO LEONARDO LIMA DE AGUIAR
DATA: 15/10/2024
LOCAL: null
TÍTULO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O PORTUGUÊS DO BRASIL: o idioma, a elite e o desrespeito.
PALAVRAS-CHAVES: língua portuguesa; variação linguística; desrespeito linguístico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a relação entre idioma, a elite e o desrespeito linguístico, fazendo menção as variedades linguísticas presentes no português falado no Brasil. Outrossim, busca-se compreender a relação entre variação linguística e desrespeito, ressaltando a importância da diversidade linguística na interação entre as diferentes formas de falar. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a temática, trazendo abordagens e considerações de autores importantes para a linguística e a sociolinguística, como: Saussurre (2021), Bagno (2003), Labov (1983), Scherre (2008); assim como por pesquisadores que também estudaram a temática, como: Chagas (2008), Mussalim e Bentes (2009), Alkmim (2001), Viana (2009), Marinho e Val (2008). A coleta de dados se dará a partir de observações a respeito de diálogos entre as pessoas de diferentes camadas sociais, faixa etária, sexo e escolaridade. Destarte, apesar de esse tema estar em discussão na academia, é importante estimular sua abordagem de forma mais ampla, aprofundando-o por meio de novas pesquisas que o tornem mais acessível ao público não acadêmico. Portanto, é imperativo reduzir o desrespeito linguístico presente na sociedade, muitas vezes encoberto, sobretudo pelas classes dominantes. Com isso, este estudo é relevante ao abordar a importância do respeito linguístico na sociedade, destacando a necessidade de compreensão e valorização das diversas formas de expressão, contribuindo para a promoção da diversidade educacional, cultural e social.
Presidente - 3194478 - JOSE DE RIBAMAR MENDES BEZERRA
Interno - 2125847 - CIBELLE CORREA BELICHE ALVES