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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA REGINA COELHO COSTA MORAES

2024-10-15 11:09:09.353

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA REGINA COELHO COSTA MORAES
DATA: 22/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: null
TÍTULO: O TEMPO GRAMATICAL E OS ESCAPES DA TEMPORALIDADE: uma investigação sobre o aspecto verbal nas questões de interpretação no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: leitura; tempo; gramática; gramaticalização; temporalidade.
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa se baseia na interpretação do tempo no processo de leitura. Parte de aspectos formais da descrição linguística, fundamentando-se não só na desinência modo-temporal, mas também na intrínseca rede passado, presente e futuro que constitui a existência humana. A amplitude da pesquisa não se expande apenas para outras classes gramaticais como o advérbio de tempo ou para estrutura tal como a da oração adverbial, mas extrapola o linguístico, considerando que o passado é concluído em parte, por exemplo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória que contempla a descrição linguística, mas que invade a linguagem simbólica e permeia a categoria tempo na dimensão linguística e extralinguística, filosófica e poética, espaços em que o limiar das formas e das quantidades restringem as análises das ciências humanas e sociais. Por exemplo, o passado como manifestação linguística é significativo para esta pesquisa e localizável. Mas, como é qualitativa, transdisciplinar, descritiva, exploratória e interpretativa, incluindo o tempo como investigação dos fenômenos humanos, produz conhecimento a partir da descrição linguística apenas como pontos de sustentação para suas interpretações. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo investigativo acerca do tempo que ultrapassa as desinências verbais, a partir dos textos literários e de outros tipos que são explorados em atividades de língua portuguesa nos livros didáticos do Ensino Médio, pois são os verbos que, mais comumente, aparecem com a tarefa de situar no tempo o processo da comunicação (Corôa, 2005). Esse tema é de base funcionalista já que, para se ter essa percepção do tempo verbal, que ultrapassa uma classificação temporal atribuída às formas verbais com base nas desinências chamadas morfemas, é necessário que passe pela sistematização gramatical, mas que também alcance outros âmbitos do jogo linguístico (Almeida, 2020), discutidos sob o conceito da gramaticalização. É uma pesquisa qualitativa situada entre linhas: Descrição Linguística, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Indisciplinar que leva em consideração o movimento da gramaticalização e da temporalidade na leitura do texto literário especialmente, proposta nas questões de interpretação de livros didáticos do Ensino Médio, adotados a partir de 2010. Transita entre língua, leitura, literatura e ensino. Nessa perspectiva, temos ainda a hipótese de que, para o processo de leitura, não é suficiente conhecer os tempos verbais, mas ser capaz de extrapolar para a temporalidade que permeia os meandros dos sentidos de um texto que precisam ser produzidos e não apenas calculados (Mari, 2008). Saber conjugar os verbos da língua portuguesa não é suficiente para interpretar a temporalidade. Por isso, temos o interesse de investigar, nos livros didáticos, os caminhos interpretativos que conduzem à leitura dos sentidos de um texto, se pelas desinências verbais, ou pela classificação dos tempos, ou pelas nuances da temporalidade, tomando como alvo o aspecto verbal. Analisaremos uma sequência de exercícios de interpretação linguística nos quais possamos perceber se neles há, ou não, motivação de leitura que amplie ou limite a capacidade interpretativa do leitor por meio do que é aplicado ao texto, com destaque para o literário. Com essa visão, acrescentaremos o conceito de gramaticalização (Neves, 2002) à concepção de gramática. Esperamos, como resultado desta pesquisa, responder se o livro didático, nas questões de interpretação, aborda apenas o tempo verbal ou extrapola para o aspecto, lugar da temporalidade, em que os fatos transitam por fora ou por dentro do personagem, do eu lírico, na transição dos tempos entre si.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 406581 - SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL
Interno - 3334381 - ALEX ALVES EGIDO
Interno - 406561 - MONICA FONTENELLE CARNEIRO
Externo ao Programa - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA

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