Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GORETTI BARROS ROCHA DE SOUSA

DISCENTE: MARIA GORETTI BARROS ROCHA DE SOUSA
DATA: 20/08/2024
LOCAL: sala do mestrado
TÍTULO: DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA DA RELAÇÃO COESÃO/COERÊNCIA: uma investigação sobre os operadores argumentativos em textos do Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Operadores argumentativos. Gênero textual. Coesão/Coerência. Fenomenologia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O estudo visa descrever as relações de coesão/coerência dos operadores argumentativos na perspectiva da Linguística Textual. Para isso, serão considerados autores que contribuem significativamente para a discussão dessa área de conhecimento, como: Beaugrande e Dressler (1981), que definem coesão e coerência, sendo a coesão referente aos elementos linguísticos que conectam partes do texto e a coerência resultante da interpretação lógica dos textos pelo leitor; Koch e Elias (2006) que discutem a linguagem argumentativa e suas relações com a linguística textual; Marcuschi (2008) que apresenta uma visão mais ampla sobre o estudo da produção textual, incluindo aspectos de percepção cognitiva e pragmática na análise do texto e explorando a relação entre coesão e coerência, mostrando como textos coesos ajudam a estabelecer uma comunicação clara; Ducrot (1980) que trata da semântica textual e sua relação com a teoria da argumentação, discutindo a relação entre significado e texto e introduzindo a ideia de que a argumentação é estruturada por operadores argumentativos que orientam o sentido do discurso e o proposicionamento. Também serão considerados outros autores, como Bakhtin (2011), Adam (2019), Cavalcante (2014), dentre outros teóricos que discutem a temática deste trabalho. A pesquisa tem como objetivo geral analisar produções textuais de alunos do terceiro ano do ensino médio, com foco nos operadores argumentativos como elos de coesão e coerência textuais. Utilizando uma abordagem qualitativa, na perspectiva fenomenológica, serão analisados 7 textos do corpus construído. Para a análise de dados, partiremos da seguinte questão norteadora: De que modo os alunos do Ensino Médio usam os operadores argumentativos como elos coesivos em textos argumentativos? Os dados serão analisados com base no arcabouço teórico-metodológico construído para fundamentar a pesquisa. Os resultados encontrados podem contribuir para ampliar os estudos sobre o uso dos operadores argumentativos e os mecanismos de coesão textual em textos produzidos por alunos do Ensino Médio, contribuindo, assim, para a melhoria do ensino de língua portuguesa das escolas públicas do Maranhão.
Externo à Instituição - CLAUDIENE DINIZ DA SILVA - UEMA
Interno - 406561 - MONICA FONTENELLE CARNEIRO