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Banca de DEFESA: KLAYTON AZEVEDO VIEIRA SILVA

2024-08-31 11:39:51.364

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLAYTON AZEVEDO VIEIRA SILVA
DATA: 17/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DOS PERFIS DE TEACHGRAMS NA AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição, Sistema Adaptativo Complexo, Teachgrams.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa exploratória e um estudo de caso de modelo etnográfico que demonstra a aquisição de língua inglesa por meio dos teachgrams sob a ótica da teoria da complexidade de um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola federal localizada em Presidente Dutra, Maranhão. A partir da observação direta dos teachgrams , aplicação de questionários e interpretação de narrativas de aprendizagens, esta pesquisa busca analisar as evidências de complexidade no processo de aquisição de inglês como língua adicional por meio dos teachgrams, identificar atratores (padrões) que possam influenciar o processo de aquisição de língua inglesa dos alunos participantes desta pesquisa por meio dos teachgrams, bem como investigar a auto-organização durante a aquisição de língua inglesa dos participantes desta pesquisa por meio dos teachgrams. Tomo como base as contribuições de Edgar Morin (2011), Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2006) no que se refere à aquisição de segunda língua (ASL) na perspectiva de um sistema complexo (SAC). Os resultados gerados revelam que (1) o sistema adaptativo complexo (SAC) teachgram é complexo, dinâmico, aberto, sensível ao feedback, adaptativo, não linear e sujeito a atratores ; (2) há 3 categorias de atratores nas narrativas de aprendizagem pesquisadas (Aquisição eficaz de inglês por meio dos teachgrams, Contínua aprendizagem de inglês por meio dos teachgrams e Aquisição não eficaz de inglês por meio dos teachgrams; (3) há também 3 categorias de auto-organização nas narrativas pesquisadas (Auto-organização em torno do atrator “ Aquisição eficaz de inglês por meio dos teachgrams”, Auto-organização em torno do atrator “ Contínua aprendizagem de inglês por meio dos teachgrams” e Auto-organização em torno do atrator “ Aquisição não eficaz de inglês por meio dos teachgrams”.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1514771 - JOAO DA SILVA ARAUJO JUNIOR
Externo à Instituição - JOSE HAROLDO BANDEIRA DE SOUSA - UEMA

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