Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: LUZIA RUFINO DE MATOS CIRQUEIRA

2024-09-01 21:10:48.962

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA RUFINO DE MATOS CIRQUEIRA
DATA: 16/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: sala do mestrado
TÍTULO: PATEMIZAÇÃO E EFEITOS PATÊMICOS: UMA ANÁLISE DA DÊIXIS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Patemização; Inferência Emocional; Dêixis.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Nesta pesquisa, abordamos a argumentação ancorado na Teoria da Argumentação no Discurso de Amossy (2008, 2011, 2017, 2018), que concebe a argumentação presente em todos os discursos em diferentes modos (ou modalidades), estabelecendo, desta forma, um continuum da argumentatividade nos discursos. Dentre as modalidades argumentativas postuladas pela analista do discurso, tratamos, com ênfase nesta dissertação, da modalidade patêmica presente em anúncios publicitários. Assim, buscamos investigar como a modalidade patêmica se manifesta nesse gênero por meio dos Princípios de Inferência Emocional e das coordenadas dêiticas no sentido de provocar emoções em seu auditório, ao invocá- lo para a cena enunciativa. Para atingir este propósito, baseamo-nos, além da Teoria da Argumentação no Discurso, nas noções das estratégias discursivas e dos efeitos patêmicos em Charaudeau (2007, 2008, 2009, 2010, 2013). Baseamo-nos, ainda, nos Princípios de Inferência Emocional elencados por Ungerer (2020), e na concepção de Referenciação postulada por Mondada e Dubois (2022), além disso, utilizamos os estudos de Cavalcante et al. (2014) e de Martins (2019) sobre os tipos dêiticos, processo referencial bastante utilizado no gênero anúncio publicitário que busca despertar emoções no seu auditório. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, uma vez que a compreensão e a interpretação dos dados são o objetivo principal da análise. Os resultados apontam que os anúncios publicitários, para evocar sentimentos, utilizam não só as formas verbais clássicas associadas a dêixis, como também recorrem ao imagético, à sonoridade musical e às reações dos internautas nos comentários.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407606 - ANA LUCIA ROCHA SILVA
Presidente - 406763 - MARIA DA GRACA DOS SANTOS FARIA
Externo ao Programa - 1207127 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

fim do conteúdo