Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: HEBERVAL MOREIRA NUNES DATA: 11/09/2017 HORA: 08:20 LOCAL: AUDITÓRIO 1 DO CCET TÍTULO: APLICAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUÍNO PARA O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DO CONTROLE DE COMUNICAÇÃO VIA RÁDIO-FREQUÊNCIA PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Experimentos; Tecnologia; Teorias da Aprendizagem. PÁGINAS: 31 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Física RESUMO: Neste trabalho apresentamos a relevância da utilização de experimentos didáticos nas aulas de Física e também oferecemos uma proposta metodológica para fornecer subsídio na elaboração de atividades pedagógicas sobre o uso de experimentos associados à tecnologia para melhorar os processos de ensino e aprendizagem de Física, em especial, o ensino de eletromagnetismo. Esta proposta apoia-se em algumas ideias humanistas de aprendizagem significante de Carl Rogers, na teoria de educação de Novak e na teoria de aprendizagem significativa de Marco Antonio Moreira. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ Interno - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES - IFMA