Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: ROGERIO DOS SANTOS CARDOSO DATA: 13/09/2017 HORA: 16:00 LOCAL: Auditório I do CCET TÍTULO: A visão humana: estudo de óptica geométrica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa, Óptica Geométrica, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), visão humana. PÁGINAS: 28 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Física RESUMO: O estudo de Óptica Geométrica é abordado na maioria dos livros como sendo um conjunto conceitos/enunciados básicos e a aplicação de fórmulas para cada situação problema, não tendo o estudante a oportunidade de interagir com os conceitos e proposições que estão atrelados a esse estudo, o que provoca uma aprendizagem apenas mecânica, sem a presença de significados. Nesse trabalho elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, que tem como objetivos melhorar o processo ensino e aprendizagem em Física além de relacionar os conceitos e equações ao estudo da visão humana e compreender a importância do estudo de Óptica no seu cotidiano. A construção desse trabalho está referenciado nas teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak, e na teoria dos campos conceituais de Vergnaud, e no modelo de construção de UEPS de Moreira. Associado a esse trabalho temos um material de instrução elaborado com vistas a tornar o estudo mais próximo da realidade dos estudantes e que usa imagens e ilustrações que estão na vivencia dos discentes. Esse trabalho foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino Deputado Luís Rocha, na cidade de Santa Helena MA, durante o ano de 2017. MEMBROS DA BANCA: Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA Interno - 1707924 - KARLA CRISTINA SILVA SOUSA