Banca de QUALIFICAÇÃO: NEYLOR JOSÉ SILVA E SILVA
2017-09-11 22:21:10.99
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEYLOR JOSÉ SILVA E SILVA
DATA: 12/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO 1 DO CCET/UFMA
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RUÍDO A PARTIR DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Ruído de tráfego, Níveis de ruído, Mapas de ruído, Cenário sonoro.
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O ruído do tráfego de veículos no contexto atual das grandes cidades tornou-se um dos
grandes problemas urbanos, e um dos principais desafios da gestão ambiental nos
grandes centros, uma vez que constitui uma questão de saúde pública. Fadiga,
problemas gastrointestinais, cardiovasculares, respiratórios, distúrbios neurológicos e
até a perda parcial ou total da audição são alguns dos danos ocasionados à saúde
humana pela exposição contínua a altos níveis de ruído. Nesta perspectiva, os mapas de
ruído surgem como importante ferramenta de análise e controle do ruído ambiental, pois
permite representar a distribuição espacial dos níveis de pressão sonora atuantes no
espaço urbano. Neste contexto, o presente estudo objetiva elaborar os mapas de ruído do
tráfego de veículos no bairro Bequimão em São Luís-MA, a partir de modelagem e
simulação computacional no software Qgis, com vistas no processo de construção, a fim
de produzir um roteiro para elaboração desses mapas, produto final desta pesquisa. São
estudados cinco pontos previamente definidos do bairro Bequimão, e elaborados mapas
de ruído desta região, de modo a representar o cenário sonoro atual da área de estudo.
Cada etapa do processo de elaboração dos mapas é analisada minuciosamente de modo
a servir de referência para a construção do roteiro para elaboração de mapas de ruído. À
medida que este estudo é aplicado no âmbito educacional, num processo de construção
coletiva, professor e alunos sujeitos ativos do processo, a elaboração dos mapas de ruído
representa uma importante ferramenta contextualizada e interdisciplinar a ser utilizada
no Ensino de Física, uma vez que propõe aplicar conhecimentos de Acústica ao estudo
do problema ambiental ruído do tráfego de veículos. O roteiro produzido permite a
elaboração de mapas de ruído eficientes na representação do ruído de tráfego de
veículos em qualquer lugar, desde que atendidas às condições estabelecidas neste
estudo. Ainda, os mapas de ruído construídos possibilitam um importante instrumento
de análise e decisão, ao menos em nível educacional, para o controle e mitigação do
ruído em questão.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Externo à Instituição - DENILSON DA SILVA BEZERRA - UNICEUMA
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ