Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: THAUANY BARRETO BARROS DATA: 13/09/2017 HORA: 08:20 LOCAL: Auditório I do CCET TÍTULO: BRINCADEIRA DE CRIANÇA: O PIÃO COMO OBJETO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO PALAVRAS-CHAVES: Eletricidade, magnetismo, rotação, aprendizado, experimento, brinquedo e pião. PÁGINAS: 37 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Física RESUMO: A transmissão do conhecimento encontra dificuldades na contextualização e assimilação dos conteúdos pelos discentes, em função destes problemas o trabalho objetiva fomentar a ciência de forma lúdica através da utilização do brinquedo e da brincadeira para explanar os conceitos físicos que envolvem a dinâmica rotacional, eletricidade e magnetismo. Embasando-se nas metodologias pedagógicas desenvolvidas por Lev Vygotsky que evidencia a forma facilitadora de proporcionar um aprendizado mais significativo. Foi realizado o experimento do pião por transmissão eletromagnética para expor suas aplicabilidades e propiciar a sedimentação da aprendizagem unindo teoria com a prática. O presente trabalho é uma pesquisa de campo desenvolvida com os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola privada Paralelo na cidade de São Luís MA, durante o ano de 2017.
MEMBROS DA BANCA: Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA Interno - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES - IFMA Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA