Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL FELIPE FURTADO FERREIRA
2018-12-03 14:16:12.692
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: GABRIEL FELIPE FURTADO FERREIRA DATA: 07/12/2018 HORA: 09:00 LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA TÍTULO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA NO ENSINO
MÉDIO PALAVRAS-CHAVES: Máquina térmica, aprendizagem, experimentos, história da ciência PÁGINAS: 55 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Física RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de
termodinâmica, usando como eixo temático o estudo de máquinas térmicas. A sequência apresenta o
uso de experiências, vídeos e, no estudo de história da ciência, é abordado a importância das
máquinas térmicas para a revolução industrial e para o desenvolvimento da termodinâmica. A
sequência expõe, também, uma visita ao SENAI para ver, em funcionamento, um motor de ciclo
Otto ou Diesel.. O desenvolvimento do trabalho foi baseado na obra David Ausubel sobre
aprendizagem significativa bom como a utilização de mapas conceituais proposto por Joseph Novak
e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Marco Antonio Moreira. A proposta será
aplicada na 2° série do ensino médio, da escola CE Humberto de Campos em São Luís do
Maranhão.
MEMBROS DA BANCA: Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO