Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: GABRIEL FELIPE FURTADO FERREIRA DATA: 20/05/2020 HORA: 09:00 LOCAL: Auditório II do CCET TÍTULO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MÁQUINAS TÉRMICAS NO ENSINO MÉDIO PALAVRAS-CHAVES: Máquina térmica. Sequência didática. Mapas conceituais. PÁGINAS: 111 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Física RESUMO: O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de máquinas térmicas, usando como eixo temático a história da ciência e as máquinas usadas pela sociedade contemporânea. O marco teórico deste trabalho foi baseado na obra David Ausubel sobre aprendizagem significativa bem como a utilização de mapas conceituais proposto por Joseph Novak e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Marco Antonio Moreira. A sequência apresenta um total de oito encontros nos quais são usadas diversas ferramentas de ensino como vídeos, experiências realizadas em sala e textos científicos. O propósito desse trabalho é que o aluno perceba a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento da sociedade moderna e a dependência que temos dessas maquinas, no tempo atual, partindo dos meios de transportes equipados com motores a combustão interna até a geração de energia elétrica nas usinas termoelétricas e termonucleares. O desenvolvimento desta proposta ocorreu em parceria com a 2° série do ensino médio da escola CE Humberto de Campos em São Luís do Maranhão. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA Externo à Instituição - ANTONIO SOARES DOS ANJOS FILHO - IFMA Interno - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA