Banca de DEFESA: AJAX WELLINGTON PARENTE ROSAS
2020-06-24 10:12:16.352
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AJAX WELLINGTON PARENTE ROSAS
DATA: 16/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: TÓPICOS DO ELETROMAGNETISMO ABORDADOS COM UMA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA EXPERIMENTAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO
ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática. Tópicos do Eletromagnetismo. Experimentos
de baixo custo. Aprendizagem Significativa.
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Atualmente, observa-se que na literatura encontram-se muitas pesquisas sobre
formas e metodologias que propõem a facilitação do aprendizado nas escolas.
Todavia, boa parte dessas pesquisas são direcionadas para o uso de tecnologias que
precisam da utilização de computadores, tabletes e smartphones. Nesse ponto, ocorre
um equívoco em relação a realidade de muitas escolas brasileiras e ao uso de tais
tecnologias porque, principalmente no interior do país, muitos professores não têm
material básico para ministrarem suas aulas. Dessa forma, é necessário que se façam
pesquisas no campo do ensino e aprendizagem com o uso de materiais acessíveis
para os professores e alunos, mas que proponham uma aprendizagem formal com
cunho científico ou de iniciação científica para os aprendizes. Nesse sentido, o
presente trabalho propõe a implementação de uma Sequência Didática (SD) para
aplicação em sala de aula que se utiliza de materiais de fácil acesso e de baixo custo
aos professores e alunos. Com o objetivo de proporcionar uma mudança na realidade
do ambiente escolar, este estudo buscou transformar fenômenos físicos em
conteúdos interessantes saindo do âmbito conceitual para a praticidade do
experimental, permitindo assim, a construção do conhecimento de forma significativa
que insere o aluno no contexto da discussão de forma efetiva. Assim, a aprendizagem
caracterizada pela interação entre conhecimentos prévios e os novos conhecimentos
alcançaram um significado maior nas estruturas cognitivas dos alunos. Em uma
pesquisa qualitativa e quantitativa, em um estudo de caso, em um ambiente de uma
escola pública estadual, aplicou-se uma sequência didática de dez encontros,
utilizando atividades diversificadas que envolveu questionários para avaliação dos
conhecimentos prévios até experimentos com materiais de baixo custo. Na
abordagem, preocupou-se em esclarecer os fenômenos magnéticos em diferentes
contextos e suas relações com o nosso cotidiano. Dessa forma, após a aplicação da
sequência didática aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio, constatou-se que as
atividades possibilitaram o exercício dos conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais, para uma aprendizagem significativa relacionada ao Eletromagnetismo.
Além disso, a avaliação, que é parte essencial do processo de ensino e aprendizagem,
foi realizada ao longo de todo o trabalho e sempre considerando as respostas dos
educandos, conforme alcançavam os objetivos pedagógicos propostos. Como
resultado, expõe-se gráficos com a avaliação diagnóstica sobre o Eletromagnetismo,
textos produzidos pelos alunos que refletem as avaliações formativas e fotos que
demonstram a participação efetiva dos alunos na montagem e exposição dos
experimentos confeccionados durante o desenvolvimento da sequência didática. Com
o exposto, nos permite avaliar que este trabalho alcançou seu objetivo e contribuiu
para uma participação efetivas dos discentes participantes na construção do
conhecimento e os conduziu a uma aprendizagem significativa dos conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais sobre tópicos do Eletromagnetismo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Externo à Instituição - CLAUDIO REJANE DA SILVA DANTAS - URCA
Presidente - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA