Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS ANDREY MOREIRA VIANA
2020-07-15 14:19:59.83
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS ANDREY MOREIRA VIANA
DATA: 21/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA FÍSICA RELATIVÍSTICA PELA TEORIA
DE AUSUBEL E NOVAK
PALAVRAS-CHAVES: relatividade especial, relatividade de galileu, mapa conceitual,
Ausubel, tecnologia da informação.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Neste trabalho procuramos comentar de uma forma didática e matematicamente
acessível os tópicos mais relevantes para a relatividade de Galileu e da relatividade
especial. Levando sempre em conta a aprendizagem significativa de David Ausubel e
com a colaboração dos mapas conceituais de Novak. Assim pode ser mostrado ao
aluno como foi a transição da teoria Clássica para a teoria da Relatividade Moderna,
como era observado o conceito de espaço na Clássica e como ficou na Teoria da
Física Moderna que unificou o espaço como uma das quatro dimensões, isto é, três
dimensões espaciais e uma temporal. Nesse sentido, é mostrado ao aluno que
podemos ancorar os conceitos já adquiridos em sistemas de referências inerciais,
através das transformações de espaço e de velocidade de Galileu e que com isto para o
caso de velocidades acima de 1% da velocidade da luz podemos inserir os conceitos
de transformada de Lorentz-Fitzgerald com intuito de considerar os efeitos
relativísticos nas coordenadas espaciais. Nestes casos, teremos efeitos de contração do
espaço e dilatação do tempo. Paralelamente a esses efeitos, abordaremos aplicações e
exercícios familiares aos alunos, como viagens espaciais, movimento ou lançamento
de satélites com demonstrações algébricas e geométricas simples para mostrar o fator
de Lorentz-Fitzgerald e as correções de intervalo de tempo. Também estamos fazendo
a proposição de o professor utilizar os mapas conceituais de Novak não apenas para
facilitar a aprendizagem, mas utilizaremos também para exercício de fixação de
conceitos e um modo de avaliar o nível de aprendizados dos alunos fizemos um
pequeno procedimento para isto. Os mapas conceituais como será proposto por este
trabalho possui um esquema gráfico ao aluno, evidenciando as conexões entre os
conceitos mais significativos da Teoria Clássica da Relatividade de Galileu e a teoria
associada a nova Física Moderna.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Presidente - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES