Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: ARIMAEL ALVES SILVA DATA: 13/10/2020 HORA: 14:00 LOCAL: Por Videoconferência TÍTULO: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE TÓPICOS DE FÍSICA RELACIONADOS À RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, aprendizagem significativa, ressonância magnética e conhecimento prévio. PÁGINAS: 69 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Física RESUMO: A presente pesquisa visa à elaboração, aplicação e avaliação de um material para ministração de conteúdos de Física relacionados à Ressonância Magnética no ensino médio numa perspectiva da aprendizagem potencialmente significativa, objetivando uma assimilação mais consistente a cerca desses conceitos. O instrumento utilizado aqui será uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS), que é uma sequência didática desenvolvida pelo Professor Marco Antônio Moreira, baseado nas teorias cognitivas de David Ausubel e Joshep D. Novak que buscam o intercambio e a sintonia entre conhecimentos prévios e novos conhecimento. Para que a nova informação seja potencialmente significativa, é necessário um sequencia perfeitamente encadeada com atividades propostas bem elaboradas ao longo do processo para que haja uma perfeita conexão entre uma etapa e a etapa subsequente. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO Interno - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA