Banca de QUALIFICAÇÃO: EVALDO GILBERTO MOREIRA
2020-12-18 11:04:26.956
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVALDO GILBERTO MOREIRA
DATA: 05/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA NO ENSINO DE ONDAS
MECÂNICAS: UMA POSSIBILIDADE PARA APRENDER
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Sequência de Ensino Investigativa. Ondas sonora.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Uma das principais dificuldades que encontramos no Ensino Médio, com a
disciplina Física, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a
aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Nesta perspectiva,
decidimos verificar evidências de aprendizagem significativa em uma abordagem
metodológica para o ensino de ondas sonoras, como conteúdo de Física. O
procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste na construção de uma
Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Para a fundamentação teórica a respeito do
processo de investigação da aprendizagem do aluno, baseou-se na teoria da
aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), Carvalho (2013), Moreira
(2011), Vigotsky (1984) e de outros pesquisadores da corrente construtivista. A
aplicação da SEI se deu em circunstâncias diferentes, que são: após uma aula
tradicional e após a utilização do experimento alternativo de ondas sonoras. O
levantamento dos dados obtidos na pesquisa mostra que a metodologia proposta
proporciona maior interação entre os alunos e também uma significativa melhora em
suas predisposições para aprender. Desta forma, esta pesquisa com a prática foi
potencialmente significativa para esses alunos, pois lhes proporcionaram o contato
com teorias e práticas em tecnologias educacionais para a aprendizagem ativa de
conceitos relacionados a ondas mecânicas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES
Presidente - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ
Interno - 618.185.933-00 - RAISA MARYA CORREA SOUZA DINIZ - UNDB