Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CRISTINE GOMES DA SILVEIRA
2020-12-18 11:12:07.795
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CRISTINE GOMES DA SILVEIRA
DATA: 06/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA SOBRE INDUÇÃO MAGNÉTICA: Proposta de
UEPS como metodologia para compreensão do fenômeno, na terceira série do
ensino médio, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel
PALAVRAS-CHAVES: Indução Magnética. Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino
Potencialmente Significativo.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho propõe a elaboração de uma apostila sobre o Indução Magnética como
suporte para os professores do terceiro ano do Ensino Médio. Como tal, ele descreve
os aspectos históricos, conceituais, matemáticos e aplicações de uma forma não
explorada nos livros textos. Visando mudanças significativas no ensino da Física, a
pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: é possível ensinar o
conteúdo de indução magnética através de uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS), que possibilite o maior envolvimento, e consequentemente
domínio do conteúdo, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio? A UEPS visa
facilitar a compreensão do conteúdo e, para tanto, desenvolve uma sequência de
metodologias que relaciona os conceitos do fenômeno, onde novos conhecimentos
adquiridos relacionam-se com os conhecimentos prévios que o aluno possui. Os
objetivos que norteiam a realização da pesquisa buscam descrever o fenômeno
associando-o com o cotidiano dos alunos, bem como verificar a eficácia do método de
ensino. O referencial teórico que dá suporte a utilização da UEPS são os princípios
da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem
Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Os alunos do terceiro ano do ensino
médio de uma instituição pública estadual na cidade de São João dos Patos Ma
serão os agentes interativos do projeto, tendo como mediadora a autora pesquisadora.
A UEPS conta com uma sequência de seis encontros que busca respeitar os aspectos
que constitui a sequência. Os dados coletados busca associar o resultado descritivo
dos estudantes indicando uma aprendizagem significativa através de relatório com
consistência científica. Diante dos fatos, o projeto visa uma aprendizagem mais
eficiente, motivando os educandos no processo de ensino aprendizagem, bem como
auxiliar os professores no desenvolvimento do conteúdo relacionado à indução
magnética.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1165301 - CARLOS ALBERTO CARNEIRO FEITOSA
Interno - 2877563 - CLENILTON COSTA DOS SANTOS
Presidente - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA