Banca de DEFESA: FRANK HERIK VALENTE SILVA
2021-03-31 09:33:18.693
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANK HERIK VALENTE SILVA
DATA: 22/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ELETRODINÂMICA PARA O ENSINO
MÉDIO: construção e implementação de uma UEPS
PALAVRAS-CHAVES: Teorias da aprendizagem significativa. Unidade de ensino
potencialmente significativa. Experimentação. Eletrodinâmica.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O desinteresse pelo estudo da disciplina Física, tem várias causas, dentre elas
tem lugar de destaque o ensino deficitário. Esse, tido como tradicional e
fortemente dependente do livro didático, geralmente é praticado por meio de
aulas baseadas na transmissão e acúmulo de conteúdo, em que os estudantes,
de forma passiva, recebem as informações e efetuam resoluções e
demonstrações baseadas em fórmulas, que são determinadas pelo professor.
A fim de melhorar tal cenário, propomos analisar o ensino de determinados
conceitos de eletrodinâmica, como corrente elétrica, resistores, associação de
resistores em série e em paralelo, potência elétrica e energia elétrica, através
do uso da teoria da aprendizagem significativa a partir do desenvolvimento e
aplicação de experimentos construídos com materiais alternativos de fácil
aquisição para promover a integração de atividades teóricas e práticas por
meio de duas sequências didáticas. Essas sequências deram suporte para o
desenvolvimento de um kit experimental composto por associação de
lâmpadas ligadas em paralelo e em série acionadas por interruptores simples e
em paralelo com roteiros e textos básicos sobre os fundamentos teóricos de
conceitos apresentados em sala de aula. O estudo foi realizado com a
colaboração de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública
da rede estadual de ensino localizada na cidade de São Luís Maranhão. O
aporte teórico deste trabalho foi fundamentado nos pressupostos da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel, nas orientações para elaboração
de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Marco Antônio
Moreira e em resultados de pesquisas sobre tipos de experimentação. Foram
utilizados como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo do
professor, escritos produzidos pelos alunos, discussões, avaliações de
conteúdo, exposição de experimentos e questionários. Considerando aspectos
como a participação efetiva dos alunos ao longo de todas as etapas planejadas
para o desenvolvimento da UEPS proposta e a análise dos dados obtidos
através de um enfoque qualitativo, podemos concluir que o produto
educacional desenvolvido poderá contribuir para o processo de ensino e
aprendizagem, pois seus resultados obtidos demonstram claramente indícios
de aprendizagem significativa por parte dos alunos trazendo subsídios tanto
para professores quanto para alunos em relação à melhoria do Ensino de
Física.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1707924 - KARLA CRISTINA SILVA SOUSA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO ARAUJO SILVA - UFC