Banca de DEFESA: FRANCISCO LEONARDO LOPES DA SILVA
2021-09-15 18:59:48.194
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LEONARDO LOPES DA SILVA
DATA: 24/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: CONSTRUINDO UM BALÃO DE AR QUENTE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE TERMOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: sequência, balões, aprendizagem, significativa, Termologia.
PÁGINAS: 266
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A forma como se ensina física no Ensino Médio nos dias atuais, ainda está fortemente
ligada ao modelo instituído na educação básica ainda no período colonial. Onde a ferramenta de apoio pedagógica se restringia a apenas o livro didático, quadro e
pincel. Isso ocasiona um certo desinteresse e desmotivação por parte dos alunos,
visto que, os alunos vêm apenas um conjunto de fórmulas que para eles não têm significado nenhum para o seu cotidiano. Nesse sentido, a justificativa da construção
de um produto educacional, que insere os alunos em uma oficina de construção de
balões de ar quente, surgiu da necessidade de oferecer uma aplicação prática do
conhecimento de Física. Dessa maneira, buscar uma aprendizagem mais eficiente,
maximizando a motivação e o engajamento dos educandos no processo de ensinoaprendizagem. Bem como, auxiliar os professores do segundo ano do ensino médio
no desenvolvimento de conteúdo relacionado à Termologia, enriquecendo as aulas de
Física. Elaboramos uma sequência didática que engloba os conteúdos de Termologia
de um bimestre. Esse trabalho possibilita o professor relacionar os conceitos de física
estudados com atividades práticas e experimentais. Utilizamos a oficina de construção
de balões de ar quente como uma ferramenta motivadora (organizador prévio). Sendo
que que esta foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David
Ausubel, onde novos conhecimentos adquiridos relacionam-se com o conhecimento
prévio que o aluno possui. De modo que a aprendizagem vai além da mera
memorização, mas baseia-se na realidade do discente e busca suporte em seus
conhecimentos prévios.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Externo à Instituição - EDVAN MOREIRA - UEMA
Presidente - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES