Banca de DEFESA: LAYANE DO NASCIMENTO LIMA
2022-05-30 15:08:30.14
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYANE DO NASCIMENTO LIMA
DATA: 17/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: ELETROMEMÓRIA: um aplicativo de jogo de memória como proposta de ferramenta
didática para o ensino de tópicos em eletrodinâmica
PALAVRAS-CHAVES: jogo didático, eletrodinâmica, aplicativo, aprendizagem significativa,
memória.
PÁGINAS: 236
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente estudo trata do uso de um aplicativo de jogo didático denominado
ELETROMEMÓRIA para o ensino de física, cobrindo uma boa parte dos conteúdos de
eletrodinâmica como sendo uma ferramenta que auxiliará para avaliar a aprendizagem
do aluno em aulas de física. O projeto desenvolvido tem por objetivo investigar de que
forma se pode proporcionar a integração de tecnologias no ensino de Física a partir do
uso de um aplicativo instalado a ser executado em dispositivos móveis, como smartphone
e tablete. A justificação da proposta desse produto surgiu da dúvida se conseguiria
observar a aprendizagem do aluno do 3º ano de Ensino Médio através da aplicação de
Jogo Educacional (aplicativo) no ensino de física em relação ao conteúdo de
eletrodinâmica? Portanto, foi aplicado um jogo didático em versão aplicativo um software
game usando a linguagem de programação Java sendo desenvolvido em Android,
propondo que poderá ser jogado off line. O jogo foi avaliado através de um questionário
por Docentes que ministram aulas no Ensino Médio da rede pública e privada do estado
do Piauí e Maranhão com o objetivo de avaliá-lo antes da aplicação para alunos da
terceira série do ensino médio. Logo após foi aplicado nas turmas de terceira série do
ensino médio no Centro de Ensino Santo Dumont em Caxias MA. Antes e após o uso
do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário com o intuito de avaliar sua
eficiência como material potencialmente significativo. Para finalizar essa investigação foi
realizado um tratamento estatístico com os dados coletados e a partir desses dados
notou-se que a maioria dos professores consideraram o jogo de ótima contribuição de
maneira significativa para um aprendizado efetivo dos alunos. Os resultados apontam
que o jogo apresenta as principais características de uma atividade lúdica e os aspectos
necessários para a sua caracterização como jogo educacional. Ainda é possível concluir
que o jogo despertou o interesse do aluno pela Eletrodinâmica, consideraram o jogo
divertido, de fácil instalação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA
Externo à Instituição - RENATO GERMANO REIS NUNES - UFPA