Banca de DEFESA: ALINE CRISTINE GOMES DA SILVEIRA
2022-08-12 09:45:47.705
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CRISTINE GOMES DA SILVEIRA
DATA: 12/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA SOBRE INDUÇÃO MAGNÉTICA: proposta de UEPS fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa
PALAVRAS-CHAVES: Indução magnética; Aprendizagem significativa; Unidade de ensino potencialmente significativo.
PÁGINAS: 253
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho propõe a elaboração de uma apostila sobre o Indução Magnética como suporte para os professores do terceiro ano do Ensino Médio. Como tal, ele descreve os aspectos históricos, conceituais, matemáticos e aplicações de uma forma não explorada nos livros textos. Visando mudanças significativas no ensino da Física, a pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: é possível ensinar o conteúdo de indução magnética através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que possibilite o maior envolvimento, e consequentemente domínio do conteúdo, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio? A UEPS visa facilitar a compreensão do conteúdo e, para tanto, desenvolve uma sequência de metodologias que relaciona os conceitos do fenômeno, onde novos conhecimentos adquiridos relacionam-se com os conhecimentos prévios que o aluno possui. Os objetivos que norteiam a realização da pesquisa buscam descrever o fenômeno associando-o com o cotidiano dos alunos, bem como verificar a eficácia do método de ensino. O referencial teórico que dá suporte a utilização da UEPS são os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública estadual na cidade de São João dos Patos MA serão os agentes interativos do projeto, tendo como mediadora a autora pesquisadora. A UEPS conta com uma sequência de seis encontros que busca respeitar os aspectos que constitui a sequência. Os dados coletados busca associar o resultado descritivo dos estudantes indicando uma aprendizagem significativa através de relatório com consistência científica. Diante dos fatos, o projeto visa uma aprendizagem mais eficiente, motivando os educandos no processo de ensino aprendizagem, bem como auxiliar os professores no desenvolvimento do conteúdo relacionado à indução magnética.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Presidente - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA
Externo à Instituição - PÂMELLA GONÇALVES BARRETO TRONCÃO - UFT