Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: EVALDO GILBERTO MOREIRA DATA: 19/03/2024 HORA: 14:00 LOCAL: Por videoconferência TÍTULO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA:
VIDEOS E ATIVIDADES COMO POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Experimentação, Ondas Mecânicas. PÁGINAS: 79 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Física RESUMO: Uma das principais dificuldades que encontramos no Ensino Médio, com a
disciplina Física, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a
aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Nesta perspectiva,
decidimos verificar evidências de aprendizagem significativa em uma abordagem
metodológica para o ensino de conteúdos de ondulatória O procedimento
metodológico adotado nesta pesquisa consiste na elaboração de uma Sequência
Didática. Para a fundamentação teórica a respeito do processo de investigação da
aprendizagem do aluno, baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de David
Ausubel (2003). A aplicação da sequência ocorreu em escola da rede pública no
município de Pinheiro MA. O levantamento dos dados obtidos na pesquisa mostra
que a metodologia proposta proporciona uma significativa melhora no aprendizado. MEMBROS DA BANCA: Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ Presidente - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ Externo à Instituição - SAMIR SILVA COUTINHO - IFMA