Go to accessibility

DISCENTE: HARRYSON GUILHERME MORAES ANDRADE
DATA: 22/08/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: ABORDAGEM EXPERIMENTAL BASEADA NA TEORIA CONSTRUCIONISTA PARA O ESTUDO DO EFEITO FOTOVOLTAICO UTILIZANDO UM DISPOSITIVO DE RASTREAMENTO SOLAR COM ARDUÍNO
PALAVRAS-CHAVES: Efeito Fotovoltaico. Arduino. Ensino de Física. Teoria Construcionista.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O mundo enfrenta uma crescente necessidade de produção de energia limpa para minimizar os efeitos do aquecimento global e por razões econômicas, já que a energia elétrica fornecida pelas concessionárias no Brasil está cada vez mais cara. A energia solar é uma alternativa viável, captada por meio de placas fotovoltaicas instaladas em residências ou usinas solares, mas a instalação inicial tem um custo elevado. Este trabalho busca melhorar a captação de energia solar propondo um sistema de rastreamento solar controlado por Arduino, permitindo a automação em pequena escala e a maximização da eficiência das placas fotovoltaicas ao longo do dia. A física solar é essencial no atual contexto de busca por fontes de energia sustentável. Este projeto visa melhorar o ensino da física solar por meio de uma abordagem experimental para o estudo do efeito fotovoltaico com um dispositivo de rastreamento solar com Arduino. A pesquisa aborda a necessidade de práticas inovadoras no ensino da física solar, que frequentemente se limita a conceitos teóricos. A pergunta norteadora é: como um dispositivo de rastreamento solar com Arduino pode tornar o ensino da física solar mais envolvente e eficaz para estudantes do ensino médio? O objetivo é desenvolver um dispositivo de baixo custo, integrando sensores de luz e motores controlados por Arduino, com um software para acompanhamento em tempo real. O dispositivo será testado e validado em ambiente educacional, e a satisfação de professores e estudantes será avaliada. A pesquisa está sendo realizada com alunos do 2º ano do ensino médio do Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho em Paço do Lumiar, MA. A metodologia é qualitativa e participativa, envolvendo os alunos na construção do dispositivo após aulas teóricas, com coleta e análise de dados por meio de questionários, registros de observação, entrevistas e testes práticos. Este estudo combina teoria e prática, promovendo uma compreensão mais profunda da física solar e avaliando a eficácia do método no ensino-aprendizagem. Além disso, este trabalho incorpora os princípios da teoria construcionista de Seymour Papert, que enfatiza a aprendizagem através da construção ativa de conhecimentos. Ao engajar os estudantes na construção e programação do dispositivo de rastreamento solar, o projeto não só ensina conceitos de física e tecnologia, mas também promove habilidades práticas de resolução de problemas e pensamento crítico. Espera-se que o projeto inspire abordagens pedagógicas inovadoras em outras instituições de ensino e contribua para a disseminação de práticas sustentáveis no contexto educacional, alinhando-se com a visão de Papert sobre a educação como um processo dinâmico e interativo.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES