Go to accessibility

DISCENTE: JORGE AQUINO CHAGAS DE FREITAS
DATA: 23/08/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR: uma abordagem didática para a educação básica
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Astronomia. Educação Inclusiva. Metodologia Ativa. Eletivas. Ensino de Física.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo explorar o movimento planetário e sua aplicação em uma escola de ensino médio do município de São Luís, capital do Estado do Maranhão, visando despertar o interesse dos alunos pela Astronomia e pelas ciências exatas. A dissertação abordou conceitos fundamentais do movimento planetário, como as leis de Kepler, a gravitação universal de Newton, e as órbitas elípticas. A partir de uma abordagem didática e metodologias ativas, o estudo propõe uma melhor eficiência nas práticas pedagógicas a fim de facilitar a compreensão dos fenômenos astronômicos pelos estudantes. A proposta metodológica usada é do tipo ativa, sendo de aquisição e retenção de conhecimentos baseadas nas teorias da aprendizagem significativa e do conceito de subsunçor de David Ausubel, do conceito de zona de desenvolvimento proximal de Lev Vygotsky. O público alvo desta ação são alunos das três séries do ensino médio, na disciplina Eletiva de Base, podendo ser implementada em sala de aula, laboratório, pátio ou auditório. A justificativa para o tema se deveu à identificação da falta de conhecimento dos estudantes sobre o assunto, levando em consideração uma pequena entrevista feita pelo docente.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Interno - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES