Go to accessibility

DATA: 23/08/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: MODELANDO LIGAÇÕES QUÍMICAS USANDO OSCILADOR HARMÔNICO SIMPLES
PALAVRAS-CHAVES: Oscilador harmônico simples; Oscilações moleculares; Aprendizagem significativa; Avogadro; Desmos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: As oscilações são fenômenos presentes na natureza, manifestando-se em uma vasta gama de contextos. Elas podem ser observadas em sistemas físicos, biológicos e químicos, desempenhando um papel crucial em muitos processos naturais e tecnológicos. Na educação básica o assunto oscilações é frequentemente apresentado apenas no contexto de sistemas massa-mola e pêndulo simples. Embora esses exemplos sejam fundamentais para introduzir os conceitos básicos de movimento harmônico, eles representam apenas uma fração das oscilações que ocorrem na natureza. No entanto, as oscilações podem ser ensinadas em um contexto mais amplo, como oscilações moleculares, fazendo com que as aulas fiquem mais interessantes e atrativas. Utilizando o programa Avogadro, os estudantes podem montar modelos moleculares e visualizar as energias de vibrações e as distâncias dos átomos dessas moléculas. O programa permite a simulação e análise das oscilações em diferentes moléculas, proporcionando uma compreensão visual e interativa dos fenômenos moleculares. Além disso, o uso do programa Desmos para ajuste de curvas (da energia e da distância dos átomos na molécula) e com isso determinar a constante de mola k das moléculas estudadas e aprofundar o assunto ocilações. Isso não só reforça o entendimento dos conceitos teóricos, mas também introduz ferramentas de análise e visualização de dados, que são habilidades valiosas em várias áreas científicas. Este trabalho tem por finalidade desenvolver um manual para aplicar esses estudos das oscilações moleculares (usando o Avogadro e o Desmos) aos alunos do segundo ano do ensino médio. O manual visa fornecer um guia passo a passo para professores e alunos, facilitando a integração dessas ferramentas digitais no currículo escolar e promovendo um aprendizado mais dinâmico e envolvente. O produto educacional será um manual da utilização do Avogadro e Desmos para estudos de vibrações moleculares que será fundamentado nos princípios da aprendizagem significativa de David Ausubel, que vai enfatizar a importância de conectar novos conhecimentos aos conceitos já existentes na estrutura cognitiva dos alunos. Ao integrar as oscilações moleculares no currículo, busca-se promover uma aprendizagem mais profunda e contextualizada, facilitando a compreensão dos fenômenos científicos de forma mais abrangente e intuitiva.
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Interno - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA