Go to accessibility

DISCENTE: FRANCISCO FERNANDO DA SILVA
DATA: 18/09/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: USO DE RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA: uma proposta de sequência didática investigativa
PALAVRAS-CHAVES: Eletrodinâmica. Ensino por investigação. Aprendizagem por descobertas. Sequência investigativa. Práticas experimentais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Em uma época em que podemos presenciar o avanço tecnológico em uma velocidade jamais vista na história da humanidade, compreender a contribuição da Física para esse desenvolvimento certamente é algo empolgante. No entanto, para muitos estudantes esta disciplina ainda é encarada como difícil de ser compreendida, maçante e desestimulante. Como atribuir significado à Física que ensinamos nas escolas, ajudando os alunos a perceber a importância, para a sua formação e para a sua vida, dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula? Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica, a ser aplicada durante o segundo semestre do ano de 2024, em uma escola pública do município de Grajaú, estado do Maranhão. Partindo da abordagem do ensino por investigação, a proposta deste trabalho é avaliar o potencial pedagógico de uma Sequência Didática Investigativa (SDI), que utiliza o método da aprendizagem por descobertas, indicado por Jerome Bruner, juntamente com metodologias de ensino ativas, baseadas na apresentação e resolução de situações-problemas, por meio de instrumentos representativos, ilustrativos e interativos que possibilitam a construção de significados para os conceitos apresentados, buscando construir a aprendizagem a partir da natural curiosidade que os seres humanos têm para aprender. O objetivo principal é ajudar o aluno a compreender os conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e resistência elétrica de forma articulada, por meio das atividades experimentais e simuladores apresentados a cada nova aula, promovendo sempre as atividades em pequenos grupos e os debates coletivos, com o professor atuando como mediador, articulando para que o aprendizado efetivamente aconteça. As técnicas proposta pela SDI a serem utilizadas nas atividades propiciam o trabalho em equipe, nas quais os alunos se reúnem para discutir os temas, tentar encontrar respostas para as situações propostas e realizarem as práticas experimentais. A análise dos dados será realizada de maneira qualitativa, desenvolvida durante toda a investigação, por meio de teorizações progressivas, num processo de interação com foco voltado para a observação e ajuste constante. Para isso serão levadas em consideração as respostas dos questionários, as discussões a ser realizadas em pequenos grupos ou mesmo no grande grupo e os processos de montagem e realização dos experimentos.
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA