Go to accessibility

DISCENTE: JOSÉ FERNANDO DE SOUSA SILVA
DATA: 19/09/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS PARA INTRODUÇÃO DE TEMAS DE ASTRONOMIA INTEGRADAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: ASTRONOMIA; METODOLOGIAS ATIVAS; APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; ENSINO DE FÍSICA
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A astronomia sempre foi uma ciência que desperta curiosidade e fascinação, não apenas pela beleza dos astros e fenômenos celestes, mas também pelo desejo humano de entender o nosso lugar no universo. Desde os antigos observadores do céu até os modernos astrônomos que utilizam telescópios avançados e sondas espaciais, a astronomia tem sido uma janela para o desconhecido. Hoje, a astronomia continua a expandir nossos horizontes, a pesquisa astronômica atual se concentra em áreas como a busca por vida extraterrestre, a natureza da matéria escura e da energia escura, e a origem e destino do universo. Os conteúdos que envolvem Astronomia são recebidos com bastante entusiasmo e empolgação pelos estudantes, pois é um tema que desperta a curiosidade de entender e compreender o universo que habitamos, que é um campo bastante desenvolvido em filmes, séries, histórias em quadrinhos e livros que compõem o saber cultural dos estudantes. Neste trabalho temos como objetivo, mostrar a importância dos conteúdos da Astronomia nos componentes curriculares das ciências da Natureza, onde apresentaremos como a Astronomia pode ser explorada no seu campo conceitual pelos discentes, além do incentivo aos mesmos, garantindo uma familiaridade com esta área tão importante das Ciências Naturais, em especial a disciplina de Física, utilizamos como aliadas nesse processo as diferentes Metodologias Ativas, caracterizadas por práticas pedagógicas que estimulam a participação do estudante, que por sua vez ocupa a centralidade da construção da aprendizagem, tornando-o protagonista de seu processo de ensinoaprendizagem. Nosso projeto tem como objetivo aplicar metodologias ativas utilizando as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, incluindo, desde materiais didáticos simples até equipamentos sofisticados, permitindo a integração de animações, simulações, jogos, softwares, apps, entre outros no processo ensino-aprendizagem, ajudando alunos e professores a superarem eventuais as dificuldades.Além disso, temos como proposta final do trabalho a construção de uma cartilha pedagógica que demonstre quais metodologias ativas são mais adequadas a cada conteúdo e série, servindo como suporte para professores que desejam inserir a fascinante temática da Astronomia em suas aulas de Física.
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO