Go to accessibility

DISCENTE: RONNEY MARQUES CORREA
DATA: 20/09/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COMO SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MOVIMENTO UNIFORME E VARIADO A PARTIR DO LANÇAMENTO HORIZONTAL
PALAVRAS-CHAVES: sistemas de representação semiótica; movimento uniforme e variado; ensino de física.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este estudo tem como propósito avaliar o nível de aprendizado dos estudantes do 1° ano em Física de uma escola de Ensino Médio no turno matutino. O processo de aprendizado será por meio de uma sequência didática, onde os alunos irão resolver situações-problemas no lançamento horizontal. Os objetos de estudo em Física abordados são os movimentos uniforme e variado tendo como instrumento pedagógico o experimento de lançamento horizontal em sala de aula. Este estudo está fundamentado na teoria dos registros de representação semiótica onde podemos verificar as habilidades dos alunos em transitar nas diversas formas de registros de representação semiótica por meio das análises das situações-problemas apresentadas aos alunos. O apoio teórico dos registros de representação semiótica de Raymond Duval é que irá nortear este trabalho onde podemos fazer a seguinte investigação: será que as diversas formas de representação semiótica nos movimentos uniforme e variado contribuem para uma aprendizagem significativa no lançamento horizontal?
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA