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Banca de DEFESA: DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO

2024-07-10 16:05:38.55

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO
DATA: 29/07/2024
HORA: 16:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: A Pedagogia do Conceito como um ato criativo: Uma proposta de Ensino Menor de Filosofia no IFMA
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia do conceito. Um ensino menor de filosofia. Ensino de filosofia.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A Pedagogia do Conceito como um ato criativo: uma proposta de Ensino Menor de Filosofia no IFMA. Pensando no problema que o Mestrado Profissional em Filosofia- PROF-FILO- nos coloca, que é propor uma metodologia inovadora de ensino de filosofia, o presente trabalho tem como objetivo: compor uma metodologia inovadora para o ensino de filosofia, resultante da forma metodológica de ensino proposta por Silvio Gallo e um conteúdo não eurocêntrico pensado por Fabiano Monge, ambos ancorados na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, possibilitando les1 alunes autonomia no pensar. Segundo Deleuze e Guattari, a filosofia é uma disciplina capaz de criar conceitos. O ato de criar conceitos, dizem os franceses, é sempre fruto de uma violência do corpo com o fora. Sendo assim, a proposta de uma verdadeira filosofia, diziam eles, seria a de analisar as condições de criação de conceitos, ou seja, uma Pedagogia do conceito. Indo por esse mesmo pensamento, Silvio Galo propõe uma pedagogia do conceito efetivada em quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Em acordo com Deleuze e Guattari, no que tange a um outro conceito, o conceito de “Menor”, trabalhado, também, por Gallo, quando propõe uma “educação menor”, mas indo muito além dos três, Fabiano Monge nos propõe um Ensino Menor de Filosofia. Na contramão de um ensino maior de Filosofia (ensino organizado de cima para baixo pelas grandes corporações de Educação, fundamentados em doutrinas filosóficas eurocêntricas) um ensino menor de Filosofia se entende na horizontalidade do ensino a partir de concepções que fogem a perspectiva europeia, inserindo no ambiente da sala de aula as problemáticas que são presentes na vivência das Minorias como, negros, mulheres, indígenas e LGBTQIAP+. Pensando na mesma direção que Fabiano Monge, propomos um ensino menor de filosofia fundamentado nas filosofias de Deleuze e Guattari, onde aproveitamos a forma da Pedagogia do conceito de Sílvio Gallosensibilização, problematização, investigação e conceituação e um conteúdo não eurocêntrico- negros, mulheres, indígenas e LGBTQUIAP+- apresentado por Fabiano Monge em sua obra, por um ensino de filosofia: contra o modelo hegemônico da originalidade grega. Essa inovação metodológica foi vivenciada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão no ano de 2023.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DE CASTRO DANTAS - UEMA
Presidente - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES

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