Banca de DEFESA: DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO
2024-07-10 16:05:38.55
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO
DATA: 29/07/2024
HORA: 16:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: A Pedagogia do Conceito como um ato criativo: Uma proposta de Ensino
Menor de Filosofia no IFMA
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia do conceito. Um ensino menor de filosofia. Ensino
de filosofia.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A Pedagogia do Conceito como um ato criativo: uma proposta de Ensino Menor
de Filosofia no IFMA. Pensando no problema que o Mestrado Profissional em
Filosofia- PROF-FILO- nos coloca, que é propor uma metodologia inovadora de
ensino de filosofia, o presente trabalho tem como objetivo: compor uma
metodologia inovadora para o ensino de filosofia, resultante da forma
metodológica de ensino proposta por Silvio Gallo e um conteúdo não
eurocêntrico pensado por Fabiano Monge, ambos ancorados na filosofia de
Gilles Deleuze e Félix Guattari, possibilitando les1 alunes autonomia no pensar.
Segundo Deleuze e Guattari, a filosofia é uma disciplina capaz de criar conceitos.
O ato de criar conceitos, dizem os franceses, é sempre fruto de uma violência
do corpo com o fora. Sendo assim, a proposta de uma verdadeira filosofia, diziam
eles, seria a de analisar as condições de criação de conceitos, ou seja, uma
Pedagogia do conceito. Indo por esse mesmo pensamento, Silvio Galo propõe
uma pedagogia do conceito efetivada em quatro passos didáticos:
sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Em acordo com
Deleuze e Guattari, no que tange a um outro conceito, o conceito de Menor,
trabalhado, também, por Gallo, quando propõe uma educação menor, mas indo
muito além dos três, Fabiano Monge nos propõe um Ensino Menor de Filosofia.
Na contramão de um ensino maior de Filosofia (ensino organizado de cima para
baixo pelas grandes corporações de Educação, fundamentados em doutrinas
filosóficas eurocêntricas) um ensino menor de Filosofia se entende na
horizontalidade do ensino a partir de concepções que fogem a perspectiva
europeia, inserindo no ambiente da sala de aula as problemáticas que são
presentes na vivência das Minorias como, negros, mulheres, indígenas e
LGBTQIAP+. Pensando na mesma direção que Fabiano Monge, propomos um
ensino menor de filosofia fundamentado nas filosofias de Deleuze e Guattari,
onde aproveitamos a forma da Pedagogia do conceito de Sílvio Gallosensibilização, problematização, investigação e conceituação e um conteúdo
não eurocêntrico- negros, mulheres, indígenas e LGBTQUIAP+- apresentado
por Fabiano Monge em sua obra, por um ensino de filosofia: contra o modelo
hegemônico da originalidade grega. Essa inovação metodológica foi vivenciada
no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão no ano de
2023.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DE CASTRO DANTAS - UEMA
Presidente - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES