Go to accessibility

DISCENTE: ANNA CELIA CORREA MENDES
DATA: 30/07/2024
LOCAL: sala B4-101
TÍTULO: A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DE FILOSOFIA NO IP ITAQUI-BACANGA DE SÃO LUÍS-MA: uma experiência de ensinagem na trilha rizomática no contexto da Disciplina Eletiva - Escurecendo Fotos.
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia; inter/transdisciplinar; rizoma; disciplina eletiva.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A integração dos princípios de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino de Filosofia através da trilha rizomática de Deleuze oferece um paradigma educacional rico e inovador. Esse modelo não só enriquece a compreensão dos estudantes sobre a Filosofia, mas também os prepara para pensar de maneira crítica e criativa em um mundo interconectado e em constante mudança. Aplicando os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, conforme a filosofia rizomática de Gilles Deleuze, as eletivas dos IEMAs podem ser estruturadas para promover uma educação que transcende os limites dos componentes curriculares tradicionais. A Eletiva Escurecendo Fotos fomentou a aprendizagem ativa, promoveu um modelo de ensino onde estudantes são agentes ativos no processo de construção do conhecimento, colaborando com colegas e docentes em projetos e atividades práticas.
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI