Banca de DEFESA: ALDICLEYA LIMA LUZ
2019-08-01 15:21:34.167
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDICLEYA LIMA LUZ
DATA: 02/08/2019
HORA: 16:00
LOCAL: ILA-Praça Gonçalves Dias, 267 - Centro, São Luís - MA
TÍTULO: Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: Avaliação da Integração Ensino Serviço.
PALAVRAS-CHAVES: Integração. Docência. Atenção Básica.
PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A integração ensino-serviço reduz a distância entre os serviços de
saúde, a formação acadêmica e as necessidades do Sistema Único de Saúde
(SUS). Isso permite o desenvolvimento de ações que possam convergir para
um ponto comum entre os objetivos pedagógicos e as prioridades dos serviços
de saúde, e possibilita a efetividade das práticas docente-assistenciais. A
pesquisa teve como Objetivo analisar a Integração Ensino Serviço, na Atenção
Primária em Saúde, nos cenários de prática, do curso de medicina, da
Universidade Federal do Maranhão, do Campus Imperatriz. A Metodologia foi
baseada em uma pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa, utilizando o
modelo para avaliação da integração ensino-serviço em Unidades Docentes
Assistenciais na Atenção Básica. A pesquisa foi realizada através de cinco
fontes distintas e complementares: a) Consulta aos dados secundários, do
Sistema de Informação da Atenção Básica (e-SUS AB); b) Questionários de
Avaliação das Dimensões contempladas em um modelo Teórico-lógico; c)
Questionário autopreenchido aplicado a cinco integrantes das equipes, de cada
unidade; d) Questionário autopreenchido, aplicado a três representantes do
Conselho local e/ou líderes da comunidade; e) Questionários auto preenchido,
aplicado a três estudantes e um professor, que realizam práticas em cada uma
das unidades selecionadas; f) Entrevista com um representante da
coordenação do Curso de Medicina. A partir desses dados foi possível analisar
a efetividade da integração ensino-serviço. Os resultados foram apresentados
em gráficos, nos quais foi possível caracterizar as dimensões e indicadores do
modelo teórico lógico relacionados com a efetivação da integração ensino-
serviço, bem como caracterizar, por tipo de unidades docentes assistenciais as
unidades básicas de saúde de Imperatriz, envolvidas no estudo. Diante dos
resultados observou-se que a maioria das unidades básicas de saúde de
Imperatriz apresentam a tipologia de UDA com supervisão e agenda própria e
que apesar das inúmeras fragilidades identificadas, como ausência de estrutura
adequada para o desenvolvimento de atividades docentes assistenciais, a
maioria dos usuários se sente satisfeitos com o acolhimento, afetuosidade da
equipes e qualidades dos serviços prestados. No entanto, a importância e os
benefícios trazidos pela inserção dos acadêmicos, nas atividades da unidade,
ainda não foi observada por todos os envolvidos na integração ensino serviço.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS - CEST
Presidente - 2223058 - MARIA DO CARMO LACERDA BARBOSA
Externo ao Programa - 1812121 - MARIA RAIMUNDA SANTOS GARCIA