Banca de DEFESA: WILLIAN DA SILVA LOPES
2021-04-21 14:56:24.628
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN DA SILVA LOPES
DATA: 21/04/2021
HORA: 15:00
LOCAL: web conferencia
TÍTULO: CUIDADO CENTRADO NA PESSOA: reflexões da Integração Ensino-Serviço na atenção
básica
PALAVRAS-CHAVES: Serviços de Integração Docente-Assistencial; Assistência Centrada no
Paciente; Educação Médica; Atenção Primária à Saúde.
PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
RESUMO: A abordagem clínica centrada na pessoa utiliza as habilidades de comunicação para o
estabelecimento do vínculo necessário para o desenvolvimento da integralidade da atenção. As
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam que o aluno deve concretizar
na atenção à saúde o Cuidado Centrado na Pessoa. Assim, deve utilizar a comunicação como
aspecto a ser alcançado na atenção à saúde, condizente com o contexto e situação encontrados.
A Atenção básica tornou-se o foco da educação médica visto englobar princípios de
integralidade, universalidade e equidade, onde se percebe o real contexto em que o processo
saúde-doença é determinado, e assim, deve ser o palco para aplicação de habilidades
comunicacionais centrada na pessoa. A Integração Ensino-Serviço deve então ter a preocupação
se o cuidado centrado na pessoa está sendo englobado e como esse processo pode ser melhorado
para todos os atores envolvidos nessa integração. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de
abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionário de Percepção do Cuidado
Centrado na Pessoa, numa abordagem observacional, exploratória e transversal. O universo da
pesquisa foi composto por três grupos: médicos com e sem atividade docente-assistencial e
internato médico. O instrumento de pesquisa foi elaborado a partir de aspectos de habilidades
de comunicação médico-paciente, identificando a Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa.
Usa escala de Likert com 4 respostas para cada pergunta feita, sendo os menores escores
relacionados ao método centrado na pessoa. O questionário também abordou três componentes
do método: explorando a experiência da doença (itens 1 e 3), entendendo a pessoa como um
todo (item 9) e elaborando um plano conjunto de manejo dos problemas (itens 2, 4 a 8). O bom
desempenho de profissionais não ligados a universidade traz a reflexão que a Integração
Ensino-Serviço deve ser melhor efetivada de maneira a abranger todo os profissionais atuantes
na atenção básica. A melhoria na adaptação às novas DCN deve sempre ser estimulada,
principalmente quando se deve relacionar teoria à pratica, o que permite o desenvolvimento das
habilidades dos profissionais de saúde, em especial daquelas relacionada ao método clínico
centrado na pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1199145 - CRISTIANE FIQUENE CONTI
Co-orientador - 2118522 - MARCIO MOYSES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO BARBOSA PACHECO - UNICEUMA
Presidente - 2223058 - MARIA DO CARMO LACERDA BARBOSA
Interno - 407611 - MARIA DO ROSARIO DA SILVA RAMOS COSTA
Externo ao Programa - 1812121 - MARIA RAIMUNDA SANTOS GARCIA