???iracessibilidade???

DISCENTE: BETINA FERREIRA DE ARAUJO
DATA: 27/06/2024
LOCAL: PPGS/CCIM
TÍTULO: DESAFIOS DE UMA ETNOGRAFIA STALKER: CORPOS INSTAGRAMÁVEIS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Discursos. Instagram. Poder. Vigilância
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: A difusão das redes sociais digitais, o olhar sobre si e sobre o outro impactaram no corpo para ser modelado e disciplinado a um padrão belo, magro, tonificado e jovem, alvo de coação, implicando em uma visibilidade e vigilância maior. É necessário considerar que há uma mulher mais autônoma e com mais liberdade que monetiza a partir da imagem do corpo e que passa a possuir poder de influência sobre outros corpos. Nesse sentido, é importante considerar a facilidade que as influencers possuem na disseminação de informações sobre determinados produtos, alimentação, comportamentos etc.; que facilitam a escolha do público devido a variedade do mercado. O conteúdo digital do(a) influenciador(a)/criador(a/e) não é mais só ferramenta de marketing para marcas, passa a ser também aquele que movimenta a economia, trabalha para a sua audiência, para a comunidade que construiu e é central nessa lógica. A presente dissertação tem como objetivo discutir as performances de empreendimento a partir de discursos sobre o corpo produzidos na plataforma Instagram, por digital influencers naturais da cidade de São Bernardo/MA. São mulheres que produzem conteúdos sobre seu cotidiano e, que simultaneamente realizam um empreendimento de si. Dessa forma, acabam gerando uma renda financeira que legitima seu discurso para a busca de um corpo saudável e também padrão e o associam ao bem-estar. O intuito da pesquisa é compreender como os discursos articulados por influencers digitais de regiões micro sobre o corpo contribuem para movimentar um capitalismo fundamentado em narrativas de si que empreendem, afetando a construção dos corpos. A metodologia escolhida é a etnografia em espaços digitais percorrida a fim de entender como os discursos contribuem para movimentar um capitalismo local de periferia, fundamentado em um empreendedorismo de si, articulado por essas influencers naturalizadas em São Bernardo, mas que residem em outras localidades do Baixo Parnaíba Maranhense.
Presidente - 1115710 - AMANDA GOMES PEREIRA
Interno - 1075973 - KARINA ALMEIDA DE SOUSA