Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA BARROS PINHEIRO
2024-08-12 20:58:39.322
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA BARROS PINHEIRO
DATA: 16/08/2024
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/hrk-iujh-quf
TÍTULO: TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES QUILOMBOLAS: estudo da experiência de retomada da escola quilombola na Comunidade Nazaré, Serrano- MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Quilombola, Decolonialidade, Território e Territorialidades.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: A pesquisa, ora proposta, busca aprofundar os estudos em torno dos
processos que envolvem os territórios quilombolas no Maranhão, sobretudo,
no âmbito da educação quilombola. Compreende-se que a retomada da escola
quilombola Nossa Senhora de Nazaré, na comunidade quilombola de Nazaré,
município de Serrano, no estado do Maranhão como importante, somando,
com sua especificidade, na diversidade das comunidades quilombolas no
estado em frente aos processos de lutas territoriais. A estratégia de retomada,
ocupação e reformulação teórico-prática da escola pela comunidade na luta
pelos direitos de permanecer e (re) existir em seu território são
particularidades, que demarcam o protagonismo quilombola na luta contra o
racismo e a negação da sua existência e pelo direito ao território. O objetivo
desta pesquisa visa compreender o processo de luta pelo território da
comunidade quilombola de Nazaré, em Serrano- MA, a partir da retomada da
educação quilombola dentro da perspectiva de educação quilombola
contextualizada e Decolonial. Utilizamos do método dialético a partir do
materialismo histórico- geográfico, bem como das concepções teórico-
metodológico acerca da Decolonialidade do Pode, Saber e Ser. Utilizamos
como procedimento metodológicos as contribuições da História Oral, bem
como a leitura de bibliografias que retratem a temática da Educação
Quilombola, território e territorialidades quilombolas, caracterizando
portanto, uma pesquisa de base qualitativa. Os resultados preliminares dessa
pesquisa apontam para a importância e necessidade da educação quilombola
contextualizada para defesa e permanencia de territórios quilombolas, bem
como a garantia de respeito e continuidade de suas territorialidades.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1728085 - CIDINALVA SILVA CAMARA
Interno - 2070026 - SAMARONE CARVALHO MARINHO
Presidente - 2018917 - SAVIO JOSE DIAS RODRIGUES