???iracessibilidade???

DISCENTE: ANA CLAUDIA BARROS PINHEIRO
DATA: 16/08/2024
LOCAL: meet.google.com/hrk-iujh-quf
TÍTULO: “TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES QUILOMBOLAS: estudo da experiência de retomada da escola quilombola na Comunidade Nazaré, Serrano- MA”
PALAVRAS-CHAVES: Educação Quilombola, Decolonialidade, Território e Territorialidades.
ÁREA: Geografia
RESUMO: A pesquisa, ora proposta, busca aprofundar os estudos em torno dos processos que envolvem os territórios quilombolas no Maranhão, sobretudo, no âmbito da educação quilombola. Compreende-se que a retomada da escola quilombola Nossa Senhora de Nazaré, na comunidade quilombola de Nazaré, município de Serrano, no estado do Maranhão como importante, somando, com sua especificidade, na diversidade das comunidades quilombolas no estado em frente aos processos de lutas territoriais. A estratégia de retomada, ocupação e reformulação teórico-prática da escola pela comunidade na luta pelos direitos de permanecer e (re) existir em seu território são particularidades, que demarcam o protagonismo quilombola na luta contra o racismo e a negação da sua existência e pelo direito ao território. O objetivo desta pesquisa visa compreender o processo de luta pelo território da comunidade quilombola de Nazaré, em Serrano- MA, a partir da retomada da educação quilombola dentro da perspectiva de educação quilombola contextualizada e Decolonial. Utilizamos do método dialético a partir do materialismo histórico- geográfico, bem como das concepções teórico- metodológico acerca da Decolonialidade do Pode, Saber e Ser. Utilizamos como procedimento metodológicos as contribuições da História Oral, bem como a leitura de bibliografias que retratem a temática da Educação Quilombola, território e territorialidades quilombolas, caracterizando portanto, uma pesquisa de base qualitativa. Os resultados preliminares dessa pesquisa apontam para a importância e necessidade da educação quilombola contextualizada para defesa e permanencia de territórios quilombolas, bem como a garantia de respeito e continuidade de suas territorialidades.
Externo ao Programa - 1728085 - CIDINALVA SILVA CAMARA
Interno - 2070026 - SAMARONE CARVALHO MARINHO